Patrocinado

A Petrobras (PETR4; PETR3) anunciou, na noite desta sexta-feira (2), mudanças no Comitê de Auditoria Estatuário (CAE).

Uma das mudanças foi no comando do CAE. O conselho de administração da estatal nomeou Jerônimo Antunes — atual conselheiro independente — para a presidência do CAE.

SAIBA: Petrobras fecha em queda com mudança massiva de executivos por indicação política

Segundo a companhia, Antunes foi indicado e eleito por acionistas minoritários, não informou quanto esta eleição ocorreu. No comunicado ao mercado, a estatal afirma que o executivo atende “integralmente” os requisitos para ocupar a presidência do CAE, “possuindo o currículo mais aderente à função dentro todos os membros do conselho de administração”.

LEIA: Brasil está entre as seis piores moedas do mundo em 2024

Antunes é professor doutor de contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) e já atuou em conselhos de administração e em comitês de auditorias, entre eles da Eletrobras (ELET3), Vibra (VVBR3) e da própria Petrobras.

SAIBA: Preço da picanha sobe forte em 2024 e contraria promessa de Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Brasil segundo FMI está entre as 20 piores taxas de investimento do mundo

Ele assume a cadeira após a destituição de Francisco Petros, também conselheiro independente. O mandato de Petros terminaria em abril de 2025, mas foi encerrado antecipadamente em uma reunião do conselho de administração na última sexta-feira (26). Os motivos para a decisão não foram divulgados.

O CAE é órgão que assessora o conselho de administração e decide a estratégia da estatal. Ou seja, é responsável por analisar denúncias, avaliar demonstrações financeiras e prestar auxílio na assembleias de acionistas, entre outras funções.

LEIA: Petrobras deve disputar fatia em bloco na Namíbia, ações derretem

Petrobras muda regimento interno do CAE após destituir conselheiro sem dar transparência ao motivo

Além da troca no comando do Comitê de Auditoria Estatuário, a Petrobras fez algumas alterações no regimento interno do órgão. Segundo a estatal, as mudanças foram necessárias para reforçar que a maioria de seus membros deve ser independente, sejam membros internos (conselheiros) ou externos.

“A maioria dos membros do CAE deverá ser escolhida entre os membros independentes do Conselho de Administração ou dentre os membros externos do Comitê e que atendam aos critérios de independência”, diz o comunicado da estatal.

MAIS: Estudantes desaparecidos na Venezuela por denunciar universidade que obrigava voto em Maduro

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada