A fabricante de eletrônicos Philco demite 800 funcionários em Manaus devido à queda nas vendas, numa reestruturação considerada “ajuste pontual” pela empresa. A decisão, anunciada em julho de 2025, atinge cerca de 30% do quadro total da fábrica localizada no Polo Industrial de Manaus e foi motivada pela readequação do planejamento de produção diante do desempenho abaixo do esperado no segmento de TVs, micro-ondas e outros eletrodomésticos sazonais.
Controlada pela Britânia Eletrodomésticos, a Philco ressaltou que as demissões são exclusivas da unidade de Manaus e não atingem outras fábricas do grupo no Brasil. Segundo comunicado oficial, a marca segue atenta às dinâmicas do mercado e busca garantir a sustentabilidade das suas operações por meio de um processo de reestruturação compatível com o volume real de produção na região.
MAIS: Defesa de ex-assessor de Bolsonaro aponta responsável por fraude em registros nos EUA
Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
Essa redução expressiva no quadro de funcionários tem gerado preocupação no mercado de trabalho local, dada a relevância da Philco como uma das maiores empregadoras do polo industrial manauara. A planta produz uma parte significativa dos aparelhos eletroeletrônicos destinados ao mercado nacional, e a retração impõe desafios para a economia regional e o emprego direto e indireto.