A Receita Federal já está monitorando desde o dia 1º de janeiro os dados de transações via pix e de operadores de cartão de crédito, além de meios de pagamento e aplicativos com, picpay, recarga pay, 99pay e varejistas como Magazine Luiza.
A partir de agora, todas as movimentações de pessoas físicas que ultrapassem R$ 5.000 e de pessoa jurídicas que sejam superiores a R$ 15.000 deverão ser informadas ao Fisco. Como tudo que é novo, a regra gera muitas dúvidas. Qual o impacto disso para os trabalhadores informais? Teremos mais impostos?
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
LEIA: AGU de Lula vai pagar advogados internacionais para tentar extraditar condenados…
A resposta que não teremos um novo imposto, mas teremos mais impostos que os brasileiros vão ter que pagar, porque, de novo, os trabalhadores informais, as pessoas como a faxineira, a manicure, a boleira, a pessoa que vende o pão de queijo aqui na frente do metrô de São Paulo, são pessoas que ganham muitas vezes 200, 300 reais por dia, uma faxineira mais ou menos ganha isso e recebe via pix.
Essa pessoa, se ela movimentar mais de 5.000 reais por mês, ou seja, vamos supor que ela ganhe 200 por dia, por mês vai receber 4.400 reais. Vai gastar 2.000 reais. No total, ela movimentou 6.400 reais .
A receita vai para cima dela. Vai pedir 27,5% daqueles 4.400 que ela ganhou e ela vai perder, vai poder perder se ela tiver benefícios sociais, como Bolsa Família, BPC, auxílio gas, etc.
VEJA: Preços de imóveis residenciais sob Lula 3 registram maior alta em 11 anos
Então o governo Lula quer tungar dinheiro das pessoas mais pobres, mais humildes de um lado e cortar benefícios sociais das mesmas pessoas do outro, graças a esse estado de polícia tributária que está sendo criado com essa normativa da Receita Federal.
Agora, o governo dizendo que não vai ter novos impostos, está até criando uma desinformação, ou como diz o ministro Lewandowski, desordem informacional. O presidente Lula acaba de publicar um vídeo falando exatamente isso, não vai ter novos impostos, mas ele não explica nada. (VEJA VIDEO ABAIXO)
Primeiramente, ninguém falou que vai taxar o pix, mas vai taxar aquilo que o Pix transporta, o dinheiro que chega na conta da dona Maria, que é boleira. Se a dona Maria movimentar mais de 5 mil reais por mês, aquele dinheiro que chegou via pix vai ser taxado. Não é a operação em si o pix, mas é o dinheiro que circula, entra e sai lá na conta dela.
MAIS: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos
Ou seja, você que é manicure, você que é cabeleireira, você que é mecânico, você que vende picolé na praia, você que é faxineira, você que é entregador, você que faz freelancer, até jornalistas que fazem freelance, vão sim ter que pagar mais impostos. Não são novos impostos, mas é dinheiro que você vai dar para o governo federal. E essa turma é eleitorado cativo do PT. Por isso que é incompreensível, fora a questão absurda de querer mais dinheiro da população.
E se você é mei vai ter que tomar muito cuidado, se fizer movimentações de mandar ou receber pix na sua conta pessoal sobre coisas da empresa pode ter problemas e ser chamado de sonegador. Talvez tenha que pagar mais imposto, ou seja chamado a dar explicações para a receita federal em algum momento.
LEIA: Bioma amazônico registrou em 2024 recorde de queimadas e
Claro que os efeitos desta normativa não serão sentidos na população imediatamente, por declaração de imposto de renda se faz no ano seguinte e a receita leva meses para cruzar os dados. Mas nos próximo 5 anos os efeitos começaram a acontecer, e serão negativos para estas pessoas. é incompreensível uma decisão como essa do governo Lula. Apoie nosso jornalismo independente comentando e compartilhando.