Plataforma Anchor do token Luna não deve se recuperar de queda. Até a semana passada, o protocolo continha um Valor Total Travado, ou TVL na sigla em inglês, desde o dia de ontem, de cerca de U$ 20 bilhões, e hoje esse número diminuiu para U$ 2,52 bilhões.
No entanto, a Anchor (ANC), maior plataforma de empréstimos descentralizados da rede Terra, despencou mais de 60% em uma semana após a stablecoin da rede Terra (LUNA) perder seu lastro, e precisar vender a reserva de bitcoin (BTC) para manter o colateral.
Desta forma, o token LUNA apresenta queda de mais de 90% em menos de 24 horas, enquanto a stablecoin UST é cotada cada vez mais abaixo de seu lastro em dólar, chegando a valer menos de U$ 0,30.
Entenda a renda passiva com staking em cripto
Por esta razão, devido a alta demanda, e rede congestionada, a Binance suspendeu nesta terça-feira (10) os saques de LUNA e UST.
E assim, o protocolo ainda pode chegar a valer zero, uma vez que Do Kwon, responsável pelo projeto, abandonou os investidores e a rede Terra. Nesta quarta-feira (11), o desenvolvedor anunciou em suas redes sociais um plano de recuperação para o protocolo, mas segundo Telles, o plano de ação é “basicamente deixar o protocolo agir por conta própria.”
Além da questão técnica por trás de uma rede blockchain que sofreu danos, existe a questão da confiança do investidor danificada. O protocolo Anchor (ANC) é um dos que mais feriu o sentimento, e o bolso, dos investidores neste momento.
Brasileiro acusado nos EUA por fraude milionária em criptomoeda
E por isto, Orlando Telles, sócio-fundador da Mercurius Crypto, nas redes sociais da casa de análise “esse pode ser o fim da LUNA”.
Contudo, o protocolo era um dos principais “drivers” de crescimento na demanda por UST, e consequentemente LUNA, uma vez que prometia retornos de 20% na atividade de staking (fornecer liquidez para a rede travando os tokens nativos).
No Twitter, investidores ainda vem repercutindo, e compartilhando, o sentimento de perdas de grande valor em seus ativos sob rendimento na plataforma.
Por fim, no Twitter, investidores ainda vem repercutindo, e compartilhando, o sentimento de perdas de grande valor em seus ativos sob rendimento na plataforma.