Patrocinado

Impactos da Operação Carne Fraca

Desde que a Operação Carne Fraca foi deflagrada pela Polícia Federal em 17 de março muito aconteceu no cenário econômico do país. Entre as principais consequências negativas podemos destacar o abalo na imagem e reputação do agro negócio brasileiro. Mais especificamente na área de proteínas animais a qual somos importantes produtores e exportadores. As restrições às exportações envolvendo desde suspensão temporária de todas as carnes até suspensão dos frigoríficos investigados. A demissões de trabalhadores do setor também foi inevitável. Além da redução do consumo interno, devido aos questionamentos quanto a qualidade dos produtos.

Preço da Carne Sofre Forte Queda Devido Operação Carne Fraca

Os preços dos animais vivos prontos para o abate tiveram forte queda em vários estados brasileiros. As maiores quedas foram notadas no preço do suíno vivo, aquele vendido dos produtores para os frigoríficos. A redução foi de 12%, passando de R$ 4,75 o quilo para R$ 4,20 o quilo. de acordo com a média dos preços apurados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e pela Bolsa de Suínos de São Paulo. O frango vivo sofreu redução de 3% na granja enquanto a arroba do boi gordo cedeu em torno de 3,4%.

É importante avaliar que não é possível apontar toda a redução  por conta apenas da operação.  É necessário levar em conta as questões sazonais, como o período de Quaresma. Alguns especialistas afirmam que o segmento já vinha em uma toada de queda de preços e que fatores sazonais influenciaram. Além da queda do poder aquisitivo da população que pressionaram os preços.

Pontos Positivos

Consequências positivas também estão sendo notadas como o combate a corrupção, um dos maiores problemas da nossa sociedade.  A possibilidade de eliminação dos maus profissionais. Corruptos que comprovadamente recebiam propina para dificultarem as ações de fiscalização, acobertando irregularidades na certificação. A oportunidade de olhar atento a fiscalização agropecuária fundamental. Além da incorporação de boas