Em meio à realização da COP30 e da Cúpula de Líderes em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta com uma estrutura náutica reforçada para sua estadia na capital paraense. Além do barco principal onde está hospedado, o Iana 3, Lula tem à disposição um iate reserva, o Paiva Neto, que já foi utilizado como apoio em deslocamentos oficiais, incluindo uma visita à comunidade quilombola de Itacoã, no município de Acará.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google New
AINDA: Desconexão com a realidade: o mau exemplo de Janja em discurso e informação falsa na COP 30…
Um navio da Marinha chegou a ser cogitado como hospedagem presidencial para a cúpula climática na capital paraense, mas foi Lula e Janja, pediram mais luxo e sofisticação.
A embarcação Paiva Neto, com 10 quartos, foi contratada pela equipe presidencial como alternativa de suporte logístico e está disponível para uso durante o período da conferência. O custo estimado do aluguel de um barco semelhante na região é de R$ 12 mil por dia, o que, considerando os dias de permanência de Lula em Belém, pode ultrapassar R$ 120 mil.
Duas embarcações a serviço da Presidência
- O Iana 3, onde Lula está hospedado navegou pelo rio Amazonas até Belém, consumindo cerca de 4 mil litros de diesel para o trajeto de ida — e mais para a volta, que leva sete dias devido à contra-correnteza.
- O Paiva Neto, foi construído em Manaus é novinho e está sendo usado como barco reserva. Ele levou Lula em sua visita ao quilombo Itacoã, a cerca de 120 km da capital.
Transparência limitada
Embora os gastos com hospedagem presidencial estejam disponíveis no site da Casa Civil, conforme determina o Acórdão nº 2.625/2022 do TCU, as planilhas estão desatualizadas e não detalham o número de hóspedes, composição da comitiva ou especificações das acomodações contratadas. Além disso, os dados disponíveis estão desatualizados — o último mês com informações é julho. Lula também tem colocado a maior parte de suas despesas em sigilo, algo que prometeu não fazer em sua campanha eleitoral 2022.









