Patrocinado

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira nova edição da etapa piloto da nova pesquisa Firmus, que traz a percepção de empresas de fora do setor financeiro sobre seus negócios e as principais variáveis econômicas, apontando uma visão mais pessimista para a inflação este ano e no próximo.

AINDA: Jovens insatisfeitos com a economia sob Lula 3 chegam a 71%…

O projeto piloto do Firmus tem coletas trimestrais e o resultado divulgado nesta segunda diz respeito à percepção apresentada em novembro por 136 empresas participantes.

MAIS: Financiamento imobiliário pela Caixa fica mais caro em 2025 sob Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique

SAIBA: Governo Lula acaba com o abono salarial para quem ganha dois salários mínimos

De acordo com os dados, as companhias projetavam em novembro que a inflação brasileira fechará 2025 em 4,20% na mediana das estimativas, acima dos 4,00% apontados no levantamento de agosto. Na pesquisa Focus desta segunda, que capta projeções de instituições financeiras, a mediana para o IPCA deste ano é de alta de 5,00%.

Para 2026, as empresas não financeiras subiram a previsão para a inflação a 4,00%, de 3,60% em agosto e contra 4,05% projetados no Focus de mais cedo.

LEIA: Maior pedreira do Brasil agora é da China e fundamental para

Em relação à atividade econômica, segundo a mediana da pesquisa Firmus, o PIB deste ano deve crescer 2,0%. Foi a primeira vez que as empresas foram questionadas sobre a atividade econômica para 2025.

LEIA: FMI faz fortes críticas ao plano econômico de Fernández na Argentina e elogia novamente Milei …

A previsão ficou ligeiramente abaixo dos 2,02% apontados no Focus desta semana. O relatório mostrou também que 82,3% das empresas ouvidas esperavam que os custos de mão de obra aumentassem mais de 4% nos doze meses seguintes, patamar maior que os 66,3% registrados em agosto.

AINDA: Estadão iguala Lula a Maduro e afirma que o ditador seguiu o conselho de Lula e construiu a narrativa que ganhou as eleições limpas já Lula e que salvou a democracia/

A autarquia destacou que os resultados mostram uma “deterioração na percepção das empresas sobre a situação econômica atual”, mas ainda com a maioria das empresas otimistas quanto ao desempenho relativo do seu setor.

SAIBA TAMBÉM: Correios com risco de insolvência vão fechar 38 unidades

No entanto, segundo o relatório, houve aumento da parcela de empresas que projeta ajustes nos preços de seus produtos alinhados ou discretamente acima da inflação.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada