O PT anunciou nesta quinta-feira, 9, que vai entrar no STF com uma ação direta de inconstitucionalidade contra a anistia concedida por Tarcísio de Freitas (Republicanos) às multas aplicadas no estado de São Paulo a quem descumpriu regras sanitárias durante a pandemia da Covid.
LEIA: Michelle Bolsonaro critica Dino por visita da ‘Dama do Tráfico’ em Brasília
Aprovado pela Alesp, a Assembleia Legislativa paulista, e sancionado nesta quinta-feira, 9, por Tarcísio, o perdão beneficia diretamente Jair Bolsonaro —ele livra o ex-presidente, aliado do governador, de pagar cerca de R$ 1 milhão em multas. Bolsonaro foi autuado cinco vezes por não usar máscara no estado.
MAIS: Reclamando da oposição Haddad comemora aprovação da Reforma Tributária no Senado
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
Luciane, conhecida como a “Dama do Tráfico,” é casada com Clemilson dos Santos Farias, também conhecido como “Tio Patinhas” e líder do Comando Vermelho no Amazonas.
LEIA: PT vai ao STF para cassar lei que anistia multa na Covid em São Paulo
O líder do PT na Alesp, Paulo Fiorilo, disse à Coluna do Estadão que o partido vai judicializar o caso porque a anistia às multas da Covid foi colocada como “jabuti” em um projeto de lei que tratava de outro assunto.
Segundo Fiorilo, a bancada petista na Assembleia já havia entrado com representação no MP, e seus advogados estavam apenas esperando que Tarcísio sancionasse a lei. A intenção do partido agora é apresentar a ação ao STF nos próximos dias.