Quem é Mais Forte Amazon ou Apple
Amazon e Apple são duas empresas de alta tecnologia que continuam sua escalada de crescimento. Em setembro, o valor de mercado da Amazon ultrapassou US $ 1 trilhão, pouco mais de um mês depois de a Apple ter se tornado a primeira empresa pública do mundo a conquistar esse feito. Ambas as empresas de tecnologia cresceram nos últimos anos.
Mercado
São muitas as razões que fazem com que investidores e sociedade fiquem de olho nestas duas gigantes. Qual empresa tem uma perspectiva melhor de crescimento a longo prazo? Quem é Mais Forte Amazon ou Apple?
Embora a Apple e a Amazon ofereçam produtos e serviços diferentes, ambas são empresas de tecnologia e compõem duas das cinco ações de tecnologia de melhor desempenho no mercado americano. Normalmente conhecidas como FAANG, que significa Facebook, Apple, Amazon, Netflix e Google.
No Brasil também já são oferecidas de diversas formas. Sendo o investimento mais comum nestas empresas no Brasil realizado através de COE (Certificado de Operações Estruturadas).
Desde que o iPhone começou a ser vendido em 2007, as ações da Apple subiram 1.100% e saltaram quase um terço no ano passado. Quanto à Amazon, a gigante do varejo da Internet registrou um aumento constante, mas rápido, no preço de suas ações, com o valor de mercado saltando de US $ 600 bilhões para US $ 700 bilhões em apenas 16 dias.
Nicho de Mercado
Quando se trata de serviços, as ofertas da Apple e da Amazon diferem consideravelmente.A Amazon é focada principalmente no comércio eletrônico, mas além de dispositivos, também vende aplicativos, tem uma empresa de computação em nuvem, a Amazon Web Services (AWS), oferece streaming de conteúdo de vídeo com conteúdo exclusivo de TV e também está no espaço de pagamentos on-line.
A AWS provou ser particularmente lucrativa – as vendas saltaram 49% para US $ 6,1 bilhões no segundo trimestre de 2018, e seu lucro operacional subiu para US $ 1,64 bilhão, ante US $ 916 milhões no mesmo período do ano anterior.
A Juniper estima que o mercado de computação em nuvem para software, plataforma e infraestrutura como serviço valerá mais de US $ 145 bilhões em 2020. A Amazon é o maior player nesse mercado, com um terço da participação de mercado.
Além dos dispositivos, a Apple está mais focada no serviço de streaming da Apple Music; Pagamentos sem contato da Apple Pay; e vender faixas de música e aplicativos móveis na iTunes Store.
Perspectivas
Em entrevista a BBC, Neil Saunders, diretor da GlobalData Retail, acredita que as duas empresas continuarão a crescer, mas em um ritmo diferente. Existem preocupações de que a Apple não consiga continuar empurrando o iPhone tão pesadamente quanto em uma época em que há muito mais concorrência “, disse ele.
O crescimento do preço das ações da Apple sofreu muitas paradas e inícios, diz ele. A empresa precisa de outro produto “inovador” e de um novo mercado de massa para o qual vender ou seu crescimento ficará estagnado.
Quanto à Amazon, por ser uma empresa mais jovem que a Apple, ainda não tem uma presença estabelecida em muitos países, por isso tem mais espaço para crescer do que a Apple, que já tem uma base global de clientes.
“A Amazon é muito mais um participante do mercado de massa do que a Apple – com alguns casos, você poderia usar a Amazon todos os dias”, afirmou Saunders.