Razões para a queda das ações da Magazine Luiza superior a 20%

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Razões para a queda das ações da Magazine Luiza superior a 20%. Apesar do Ibovespa ter fechado o mês no positivo, acumulando alta de 3,22%, as ações da varejista de e-commerce chegaram a cair 22,50% em maio. O que acontece com as ações?

Para se ter uma ideia, o Magazine Luiza (MGLU3) fechou o pregão desta terça-feira (31) em queda de 3,12%, a R$ 3,72.

Entre as possíveis causa do desempenho da varejista o Magazine Luiza enfrenta atualmente concorrentes como Shopee e Mercado Livre (MELI34). Com pouco mais de dois anos de operação no Brasil, a Shopee, plataforma de e-commerce de Singapura, chegou com tudo, sem dar espaço para o varejo nacional tomar fôlego e, em abril, bateu o número de 2 milhões de lojistas.

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Desta forma, o varejo físico segue patinando, com a queda na renda da população, como efeito dos juros, inflação e alto nível de desemprego. No varejo online, o mercado elegeu o Mercado Livre (MELI34) como principal player do segmento. Portanto as ações da Magazine Luiza estão sem drivers positivos para o momento.

Entretanto, para efeito comparativo, o Magazine Luiza, que é o maior e-commerce nacional, tem 160 mil vendedores online, número que representa apenas 8% da operação da Shopee no Brasil.

Contudo, outros nomes do varejo local como Americanas e Via (VIIA3) também ficam para trás, com quantidade de sellers inferiores ao do Magazine Luiza, cerca de 122 mil e 130 mil, respectivamente, ao fim de 2021. Quem poderia concorrer com a operação da Shopee não divulga os números do Brasil, que é a varejista argentina, Mercado Livre. O e-commerce argentino abre apenas os seus números gerais de operação na América Latina. Neste recorte, a empresa conta com 9 milhões de vendedores online.

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Portanto, com juros cada vez mais altos, o setor de varejo tende a sofrer mais no Ibovespa. Além de Magazine Luiza, Americanas (AMER3) perdeu 16,28% no acumulado do mês, assim como Petz (PETZ3), que desvalorizou 21,79%.

Por fim, para o chefe de análise da Órama, Phil Soares, a queda de hoje de Magalu, especificamente, não representa um recuo drástico e nada que destoe do varejo de consumo nesta terça, Está em linha com as estimativas do mercado para o Magazine Luiza (MGLU3).

“É uma ação que estava muito cara. A empresa chegou a valer R$ 140 bilhões em valor de mercado. É uma empresa que não dá um lucro, nem de longe, proporcional a esse valor”, concluiu.

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