Patrocinado
Início Finanças Receita Federal fica fora do ar e indisponibilizada emissão de DARFs, saiba...

Receita Federal fica fora do ar e indisponibilizada emissão de DARFs, saiba o que fazer se foi afetado

Receita Federal descobre fraude na restituição de imposto de renda
IMAGEM: divulgação
Patrocinado

A Receita Federal informou indisponibilidade no sistema de emissão de documentos de arrecadação, impactando o acesso ao DARF e outros tributos, desde o dia 20.

O problema, registrado no final desta terça-feira (20), afetou contribuintes que tentavam emitir guias de pagamento de impostos federais. A falha também impossibilitou a transmissão de obrigações acessórias com vencimento na mesma data, como declarações fiscais e contribuições previdenciárias.

Patrocinado

MAIS: General Freire Gomes afirma em depoimento que “não houve orientação para movimentar tropas a fim de viabilizar suposto golpe de estado em 2022….

Receita Federal informa indisponibilidade e prorroga prazos
Em comunicado oficial, a Receita Federal confirmou que a indisponibilidade se refere ao ambiente de emissão de documentos vinculados à arrecadação federal. Técnicos do Serpro, responsável pela infraestrutura do sistema, estão atuando para restabelecer a operação.

LEIA: “Moraes afirmar que STF é ‘meu tribunal’ cospe na Constituição”, afirmam…

Enquanto isso, os prazos legais de entrega e pagamento que coincidiam com o dia 20 de maio foram prorrogados. A Receita informou que as novas datas serão divulgadas em breve por meio de atos normativos.

A medida garante que os contribuintes não sejam penalizados por um erro técnico fora do seu controle. A prorrogação atinge tanto pessoas físicas quanto jurídicas, desde que tenham obrigações com vencimento na data da falha.

MAIS: Banco do Brasil tem que explicar licitação suspeita de R$ 1,9 bi…

Receita Federal informa indisponibilidade e mantém canal de acompanhamento
Mesmo com a instabilidade, o site oficial da Receita Federal e os canais de atendimento seguem funcionando normalmente para outras demandas. A recomendação é que os contribuintes acompanhem as atualizações no portal oficial ou via e-CAC.

MAIS: Hotel escolhido por Lula na China é para milionários, com xicara…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Pablo Marçal tem que escolher entre pagar…

A indisponibilidade afeta diretamente a emissão de DARFs, guias do Simples Nacional, DAE do eSocial e outras obrigações com vencimento periódico. A Receita orienta que ninguém tente emitir os documentos repetidamente, para não sobrecarregar ainda mais o sistema.

Como a Receita Federal informa indisponibilidade, o impacto pode se estender a plataformas que dependem de integração com os serviços da Receita, como sistemas de contabilidade e aplicativos de bancos autorizados a emitir boletos de arrecadação federal.

AINDA: BTG quer incorporar imóveis do FII SARE11

Nos próximos dias, será publicado um novo ato com os prazos oficiais atualizados para pagamento dos tributos e entrega das declarações afetadas.

Para quem foi prejudicado, a Receita Federal informa indisponibilidade como justificativa válida para eventual descumprimento de obrigações no dia 20 de maio.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado