Repórter da Globo é agredida por equipe de Maduro e GSI. Um segurança do líder da Venezuela, Nicolás Maduro, foi acusado de agressão física contra Delis Ortis, repórter da TV Globo, durante uma coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. Testemunhas e colegas de imprensa afirmam ter presenciado a violência.
VEJA: Em solo brasileiro presidente do Uruguai critica Lula por falas sobre Venezuela
Um vídeo circulando nas redes sociais documenta o confronto entre jornalistas e a equipe de segurança de Maduro. O incidente ocorreu logo após Ortis questionar Maduro acerca da dívida pendente da Venezuela com o Brasil, enquanto ele deixava o Palácio do Itamaraty.
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
Relatos de testemunhas oculares sugerem que Ortis foi agredida com um soco no tórax. Além disso, outras queixas de agressão vieram à tona, envolvendo a equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do presidente Lula. Lula não se manifestou a favor a jornalista e mulher agredida por um homem de Maduro. Nenhum movimento feminista também saiu em defesa da jornalista no exercício de sua função.
SAIBA: “Quer respeito precisa se dar o respeito”, afirma Estadão sobre STF
Através do portal G1 a TV Globo afirmou que repudia o ato de violência contra os jornalistas, se solidariza com a repórter Delis Ortiz e aguarda as providências a serem tomadas pelo Palácio do Planalto para a punição dos responsáveis e para evitar que episódios como este se repitam.
VEJA: Justiça devolve cargo de presidente da Previ do Banco do Brasil a sindicalista
É importante lembrar que na Venezuela de Maduro agressão contra jornalistas e a população, até mesmo execuções são costumeiras para o governo do ditador a quem Lula defende.
Ortis nada publicou sobre o assunto em suas redes sociais. A jornalista e a Rede Globo são apoiadores de Lula.
SAIBA: Emissão líquida da Dívida Pública em abril é a maior dos últimos anos
A jornalista Delis Ortiz, da Globo, foi agredida pela equipe de segurança do ditador Nicolás Maduro.
Aparentemente ela levou um soco no peito.
Sei não, hein… essa turma, em breve, estará gritando “volta, Bolsonaro”. pic.twitter.com/wGCLUcYsPS
— Clark (@eusouoclark) May 30, 2023