Patrocinado
Início Investimentos Saiba o que move os mercados na agenda da próxima semana

Saiba o que move os mercados na agenda da próxima semana

Influências da semana que podem impactar o mercado

A ata da última reunião de política monetária do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), além do balanço do primeiro trimestre da Nvidia (NASDAQ:NVDA), ação queridinha com o boom de inteligência artificial (IA). A designer de chips fará webcast quarta, 22, mesmo dia da ata, e um dia antes do da XP Investimentos (XPBR31).

AINDA: Banco Central anuncia que déficit das contas do governo Lula em período normal, se aproxima do alcançado no ponto crítico em 2021. Auge da maior pandemia mundial

O que acontece na agenda nacional

A semana inicia com a divulgação do Boletim Focus do Banco Central, com projeções de economistas a respeito da inflação, taxa de juros, crescimento da economia e câmbio neste e nos próximos anos.

Na terça, o destaque fica por conta da receita tributária brasileira, em um momento que o mercado ainda enxerga dificuldades para o equilíbrio das contas públicas. Na sexta, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga a Confiança do Consumidor de maio, enquanto o BC divulga estatísticas do setor externo.

No Brasil a descrença do mercado no governo Lula e na saúde fiscal do Brasil aumenta consideravelmente. Assim, a bolsa brasileira pode se manter descolada das demais. Atualmente os resultados brasileiros são os piores da Bolsa dentre mais de 40 mercados.

SAIBA: Faturamento de Ivete Sangalo despenca com cancelamento de contrato da Globo e de turnê sem procura por ingressos

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Big Techs e AGU tem reunião para combater “fake news” sobre tragédia gaúcha

Agenda internacional

No domingo, o Banco Popular da China divulga a taxa de juros, enquanto o giganta asiático apresenta no dia seguinte, dados do Investimento Externo Direto (IED) no país. Dados chineses são avaliados, porém a falta de transparência do governo comunista chinês tem deixado estas divulgações menos relevantes, visto que não se sabe o que é verdadeiro ou não

A terça-feira terá dados do setor externo da zona do euro, com balança comercial e transações correntes, assim como importações e exportações japonesas.

MAIS: Governo Lula faz aproveitamento eleitoral de tragédia, é “sujo e imoral”, afirma Ribeiro

Dados de inflação ao consumidor e ao produtor do Reino Unido serão divulgados na quarta, assim como vendas de casas usadas nos Estados Unidos e indicadores preliminares do índice de gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês) da S&P Global de maio do Japão. Também na quarta ocorre a divulgação da ata do Fed, após a autoridade monetária decidir pela manutenção nas fed funds no intervalo de 5,25% a 5,5%.

Na quinta, serão divulgadas prévias dos PMIs na Zona do Euro, Reino Unido e Estados Unidos, data ainda do índice de atividade nacional do Fed Chicago, vendas de casas novas e pedidos iniciais por seguro-desemprego americanos. A semana termina com inflação ao consumidor japonesa na quinta e, pela sexta, o Reino Unido apresenta as vendas no varejo.

MAIS: Tribunal da Rússia confisca ativo de vários bancos incluindo o Deutsche Bank

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Sair da versão mobile