O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira, 5, arquivar por 12 votos a 5 o processo que pedia a cassação do deputado federal André Janones (Avante-MG) por prática de “rachadinha”, quando partes dos salários de funcionários do gabinete são repassadas ao parlamentar.
Áudios como já publicamos aqui mostram conversas de Janones sobre as rachadinhas. O processo contra Janones sobre o tema também está no Supremo Tribunal Federal e será julgado.
A maioria decidiu votar a favor do relatório do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que pedia o arquivamento da representação do PL por se tratar de “fatos ocorridos antes do início do mandato” e que “o (Poder) Judiciário fará seu trabalho” na investigação.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
Pouco antes do encerramento da sessão no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa, a Polícia Legislativa Federal precisou atuar para separar uma confusão entre deputado federal Zé Trovão (PL-SC) e Janones. Janones também ameaçou bater no deputado do PL Nikolas Ferreira e proferiu ofensas contra ele. Nikolas por sua vez afirmou que o “PT de Lula defende rachador”.
SAIBA: Empresas de alimentos criticam canetada de Lula para aumentar a arrecadação
Janones deixou o plenário acompanhado de assessores e ainda proferindo ofensas e ameaças contra Nikolas. Janones em dado momento é contido por seus assessores pois avança em direção a Nikolas.
Sessão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados que julgou o caso de André Janones terminou com tumulto.
Veja como cada deputado votou
Contra a cassação
- Albuquerque (Republicanos-RR)
- Ana Paula Lima (PT-SC)
- Guilherme Boulos (Psol-SP)
- Jack Rocha (PT-ES)
- Jilmar Tatto (PT-SP)
- João Leão (PP-BA)
- Julio Arcoverde (PP-PI)
- Junior Lourenço (PL-MA)
- Márcio Marinho (Republicanos-BA)
- Paulo Magalhães (PSD-BA)
- Ricardo Maia (MDB-BA)
- Sidney Leite (PSD-AM)
A favor da cassação
- Bruno Ganem (Podemos-SP)
- Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
- Delegado Ramagem (PL-RJ)
- Domingos Sávio (PL-MG)
- Marcos Pollon (PL-MS)