Patrocinado

A equipe econômica do banco JP Morgan revisou sua previsão para a taxa de juros Selic e passa a enxergar quatro aumentos de 25 bps nas próximas reuniões, ou um “pequeno ciclo de aperto pela frente”.

MAIS: Selic não representa juros pago pelo consumidor. Taxa de juro real ao consumidor é quase 40 vezes maior, entenda

Dessa forma, com as elevações previstas na Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, a taxa terminal ficaria em 11,50%, contra 10,50% esperados anteriormente. Mesmo assim, o banco continua a estimar queda nos juros no segundo semestre do ano que vem, atingindo 9,50% no final do ano de 2025.

LEIA: Onda forte de demissões no Brasil e mais de 35 mil funcionários são demitidos do varejo

Nesta segunda, o Banco Central divulgou as projeções do Boletim Focus. Economistas consultados pela autoridade monetária seguem enxergando a Selic em 10,5%, mas alguns agentes do mercado, como o JP Morgan e a XP (XPBR31), entendem que o cenário atual indica uma revisão nos juros.

LEIA: Lula diz que os ricos são o problema do Brasil. Dá a entender que trabalha para manter um país de pobres

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: Projeção de taxa de juros próxima a 12% no fim do segundo ano de Lula 3 já é realidade

Analistas consultados pelo Banco Central subiram ligeiramente suas expectativas para a alta do IPCA e o crescimento do PIB ao fim deste ano, enquanto mantiveram novamente sua projeção de manutenção da Selic em 2024, de acordo com a mais recente pesquisa Focus divulgada nesta segunda-feira.

O levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, mostrou que o IPCA agora deve subir 4,26% neste ano, ante avanço de 4,25% estimado na semana anterior. Em 2025, a projeção é de alta de 3,92%, de 3,93% anteriormente.

AINDA: Banimento do X por Moraes deve levar investidores a deixar o Brasil, afirma megainvestidor de Wall Street

O resultado vem na esteira da divulgação de dados oficiais do IPCA-15 na semana passada, que mostraram os preços desacelerando para um avanço de 0,19% na base mensal. Em 12 meses, o índice atingiu alta de 4,35%.

LEIA: Após banimento do X por Moraes no Brasil TSE e outras instituições de judiciário e executivo continuam postando. PT também está na lista

O centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que o crescimento do PIB agora é projetado em 2,46% em 2024, ante 2,43% há uma semana, na terceira semana consecutiva de melhora no indicador. No próximo ano, a expectativa é de aumento de 1,85%, de 1,86% antes.

SAIBA: Quem ganha dois salários mínimo deve pagar IR em 2025. Governo Lula não contemplou isenção no orçamento

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada