Selic deve terminar o ano a 8% segundo UBS. Nesta semana o UBS BB promoveu um forte aumento em suas previsões para a taxa básica de juros ao fim de 2021. Desta forma, agora vê a Selic a 8%, com uma recuperação mais forte da economia impactando uma inflação já em alta.
Inflação deve beirar os 7% segundo Focus
Isto porque, a Selic está atualmente em 4,25%, em alta desde março, quando ainda estava na mínima recorde de 2%. Com isso, os juros terminam este ano já acima do nível neutro, considerado em torno de 6,5%, previsão anterior da instituição financeira.
Entretanto, o relatório do UBS explica que o principal motivo para a mudança na previsão decorre da leitura de que o BC está contando com um ritmo menor de crescimento econômico em comparação com os números da pesquisa Focus e do próprio UBS BB. O menor crescimento decorreria de uma revisão para baixo na expansão do primeiro trimestre, que sairia de 1,2% para 0,6%.
Facebook deve virar metaverso comunica Zuckerberg
Contudo, também se espera que o Banco Central acelere o ritmo de altas para 100 pontos-base na próxima quarta-feira. Essa magnitude se manteria nas reuniões de setembro e outubro, caindo a 75 pontos-base em dezembro.
No entanto, de acordo com os economistas, esse orçamento adicional de alta de juros aumentaria a taxa nominal de 6,5% para a faixa de 8,0% a 8,5%. Escolhemos 8% como taxa preferencial, mas acreditamos que ainda há algum risco de alta”, disseram os economistas.