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 Rolls Royce  Produz o Segundo Maior Motor do Mundo

Para aqueles que ainda associam Rolls-Royce com o seus anos áureos de produtora de carros de luxo pode se surpriender. No entanto, a realidade é outra, agora a empresa é fabricante de motores. E monta o Trent XWB, o segundo maior motor a jato comercial do mundo. Alguns componentes são feitos com uma tolerância de 50 microns, largura de um cabelo humano. O trabalho de dirigir a empresa é um pouco confuso.

Em 16 de janeiro, em um acordo com reguladores norte-americanos, britânicos e brasileiros, a Rolls concordou em comprar 651 milhões de libras esterlinas (US $ 809 milhões) para resolver alegações de que, no passado, garantiu vendas com suborno. A multa é a maior já imposta pela Grã-Bretanha a uma empresa por conduta criminosa. Mas, dada a irregularidade que o acordo de acusação adiada descreve, a empresa desceu ligeiramente.

A empresa admitiu alguns casos de corrupção e suborno em sete países por décadas. Isso incluiu dar dinheiro a funcionários, estadias em hotéis e até mesmo um carro Rolls-Royce de luxo para garantir vendas de motores. Desde então, a Rolls cortou o uso dos consultores independentes de terceiros que conseguiram colocar a empresa em apuros e promete uma melhor supervisão de todo o pessoal. Se errar novamente, a empresa será processada pelas acusações originais.

Rolls-Royce Resiste Após Renegociação da Multa

A liquidação encerra uma preocupação, as ações da Rolls subiram no dia seguinte. Mas os investidores têm outras preocupações, menos tratáveis. Apesar dos lembrados livros de encomendas, o fabricante de motores tem lutado para ganhar dinheiro.

Os últimos três anos têm sido financeiramente arduos. Em 2014 e 2015, a Rolls emitiu cinco advertências de lucro em rápida sucessão. Reduziu para metade o preço da ação da empresa. Em fevereiro passado, foi humilhantemente forçado a cortar seu dividendo em dois, o primeiro deles por mais de 24 anos. No mês que vem, espera-se que os lucros caiam de £ 1,6 bilhão em 2014 para apenas £ 680 milhões em 2016. A multa – dos quais £ 293 milhões serão pagos este ano – pode impedir Rolls de atingir metas financeiras em 2017.

O motor Rolls deveria estar sendo construído. O mercado de jatos de passageiros, cujos motores compõem mais da metade das receitas da empresa, está de vento em polpa. Em 11 de janeiro, a Airbus revelou que tinha construído um recorde de 688 aviões no ano passado. Como os motores representam um terço do preço de um novo jato, alguns analistas consideram que os fabricantes de motores venderão mais de US $ 1 trilhão nas próximas duas décadas.

Mas a Rolls foi duramente golpeada por crises simultâneas em muitos de seus outros negócios. Ambas as suas principais rivais, GE e UTC, são enormes conglomerados, e produzem outros produtos que podem compensar o déficit. Já a Rolls é mais exposta. Os cortes da defesa bateram a demanda para seus motores do jato militar.

Os baixos preços do petróleo prejudicaram as vendas de turbinas de geração de energia e motores marítimos. Como resultado, vários investidores disseram que deveria vender suas divisões não aeroespaciais e se concentrar em motores a jato, que são em grande parte responsáveis ​​pela espessura do seu livro de pedidos de 80 bilhões de libras esterlinas.

Novo Lider

Para resolver seus problemas, o motor-fabricante atraiu Warren East fora de aposentadoria em 2015 para transformar a empresa ao redor. Um ex-chefe da ARM, fabricante de chips britânico, transformou a startup de médio porte em uma gigante tecnológica que bateu o mundo. Foi vendida no ano passado para SoftBank do Japão por £24 bilhões.

O novo chefe acredita que a venda dos negócios não-aeroespaciais da Rolls é imprudente. Em novembro, ele revelou que as práticas contábeis da empresa haviam lisonjeado o desempenho de suas máquinas civis e aeroespaciais por muitos anos. Em vez dos £ 800 milhões no lucro declarado para 2015, essa divisão teve provavelmente uma perda pequena.

Novo Motor

A Rolls quer crescimento para preencher esse buraco. Planeja dobrar a produção para 600 motores por ano até 2020 – o mais rápido aumento de sua história. O impulso aumentará as economias de escala da empresa em suas fábricas. E quanto mais de seus motores forem instalados, mais lucros poderão resultar de atendê-los durante a próxima década, explica Eric Schulz, o chefe do negócio civil-aeroespacial da Rolls. Cada motor traz em quatro vezes mais receita de manutenção ao longo de sua vida a partir de sua venda original. O corte de custos está em andamento para tentar pagar o aumento da produção. A empresa atualmente tem uma perda inicial de até £ 2milhões em cada motor que vende. Mais de 4.000 empregos foram perdidos. Quase um décimo de sua força de trabalho, e um terço dos centros de custo foram eliminados.

De acordo com East os cortes estão à frente do cronograma. Mas outros desafios aguardam, o Brexit é um deles. A queda do preço da libra desde junho do ano passado reduziu seus custos de montagem na Grã-Bretanha. No entanto, deixar o mercado único da Europa interromperá sua cadeia de suprimento internacional.

Muitos analistas também questionam a decisão da empresa em 2011 de sair do mercado de motores de rápido crescimento para aviões de curta distância. East espera que a Rolls possa considerar retornar neste segmento nos anos 2020 com o dinheiro gerado pela manutenção dos motores que está construindo atualmente. Embora a confiança no investimento hoje para os lucros de amanhã tenha sido comparada ao plano de negócios de uma startup, investidores estão alerta.

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