Startups vão receber investimento de R$ 200 milhões do BB. O Banco do Brasil (BBAS3) está interessado em investir em modelos inovadores de negócios em 2022. Para isso, irá avançar em sua estratégia de participação em startups. O programa de venture capital (fundos que compram participam em empresas) do BB está sendo estruturado para ter dois fundos que somam R$ 200 milhões.
E assim, o tamanho das duas carteiras em criação ainda não está certo, mas a estratégia do BB é deixar os fundos com gestoras independentes, que conheçam o mercado de inovação e de startups.
BofA diz ter motivos para recomendar B3SA3
Desta forma, um fundo deve ficar com a MSW Capital, gestora especializada em startups, e o outro com a Vox Capital, gestora especializada em investimentos de impacto. Ambas serão responsáveis pela busca e seleção das empresas novatas, mas os executivos do Banco do Brasil também terão direito a dar seus “pitacos
Contudo, o BB criou um portal para atrair empreendedores e vai encaminhar aos gestores as empresas interessantes e interessadas. A condição para participar são: a startup precisa ter receita; algum produto testado; e quantidade razoável de clientes.
Fundos Imobiliários Federais são parte de plano de desestatização
No entanto, antes de estruturar esses dois novos fundos, o Banco do Brasil já havia feito aporte em três outros fundos de venture capital, da Astella Investimentos, da SP Ventures e uma carteira da Indicator Capital.
Entretanto, o foco do Banco do Brasil será em empresas bem novas no mercado, em estágio “semente” ou “série A“, mas com alguma musculatura para crescimento. Segmentos do setor financeiro, agronegócio, setor público, educação e marketing estão na mira do banco.