A elevação por parte dos Estados Unidos das tarifas comerciais para o Brasil tem impactos setoriais relevantes e efeitos agregados incertos, diz o Comitê de Política Monetária (Copom) na ata referente à reunião da semana passada, que manteve a Selic estável.
O Banco Central (BC) afirma que os impactos ainda dependem de como se encaminharão os próximos passos da negociação e a percepção de risco relativa ao processo.
“Se, de um lado, a aprovação de alguns acordos comerciais, assim como os dados recentes de inflação e atividade da economia norte-americana poderiam sugerir uma situação de redução da incerteza global, de outro, a política fiscal e, em particular para o Brasil, a política comercial norte-americanas tornam o cenário mais incerto e mais adverso.”
Saiba como conseguir sua segunda residência em outro país e como proteger seu patrimônio do Brasil, tendo outra residência fiscal. Entre no telegram Clique aqui. Estamos formando o grupo e em breve colocaremos todos os detalhes neste canal.
SAIBA: Ministro em exercício na Suprema Corte no Brasil se iguala a lideranças do PCC entre outros bandidos mundiais, saiba quais
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
A tarifa de 50% imposta pelos EUA sobre produtos brasileiros entra em vigor nesta quarta-feira (6).
O governo Lula até o momento não teve coragem de ter uma conversa telefônica com Donald Trump para buscar um acordo, como fizeram os chefes de Estado da maioria dos países.
A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro ilegal, no entanto, pode dificultar as negociações entre os dois países, uma vez que os abusos cometidos no julgamento do ex-presidente fazem b parte do estopim para a aplicação da taxa. A prisão foi decretada na noite passada, após manifestações no dia 03 de agosto de milhões de brasileiros em várias cidades do Brasil contra as arbitrariedades de Lula e Moraes.
O BC afirma, na ata, que acompanha com atenção os impactos da tarifa imposta pelos EUA e focará nos mecanismos de transmissão do cenário externo sobre a inflação local.
Os diretores destacam que o cenário, no Brasil, segue marcado por expectativas desancoradas, projeções de inflação elevadas, resiliência na atividade econômica e pressões no mercado de trabalho.
“Para assegurar a convergência da inflação à meta em ambiente de expectativas desancoradas, exige-se uma política monetária em patamar significativamente contracionista por período bastante prolongado”, dizem.
Na semana passada, o BC interrompeu o ciclo de aperto monetário ao manter a Selic em 15% ao ano e antecipou uma manutenção dos juros por período bastante prolongado, também pregando cautela diante de incertezas geradas pela tarifa comercial.