Ternium conclui aquisição do controle da Usiminas. A Usiminas (USIM5) comunicou nesta noite de segunda-feira (3) que a Ternium, conglomerado itálo-argentino, concluiu a aquisição de 68.667.964 ações de emissão siderúrgica e titularidade do Grupo NSC (Nippon Steel Corporation, Mitsubishi Corporation e Metal One Corporation), as quais representam 14,20% do total de ações e 9,74% do total de ações ordinárias de emissão da companhia, pelo preço de R$ 10,00 por ação, equivalente a R$ 687 milhões.
Com o fechamento da operação, o Grupo Ternium passa a deter uma participação de aproximadamente 61,3% das ações da companhia, enquanto o Grupo NSC e o fundo de pensão dos empregados da siderúrgica brasileira (PU) passam a deter cerca de 31,7% e 7,1% das ações, respectivamente.
LEIA: Megatraficante foge de helicóptero e escapa da PF
Em relação ao total de ações ordinárias de emissão da Usiminas, o Grupo NSC passa a deter cerca de 22,8% e a Ternium passa a deter cerca de 49,5%.
Além disso, o Grupo Ternium, o Grupo NSC e a PU celebraram um novo acordo de acionistas da companhia, o qual reflete a nova estrutura de governança acordada entre seus membros.
MAIS: Deputados coligados ao PT “prejudicam mineiros” para apertar Romeu Zema em Minas
O novo acordo de acionistas adita, consolida e substitui inteiramente o Acordo de Acionistas e, a partir da presente data, regerá as relações entre as partes de tal acordo na qualidade de acionistas e membros do grupo de controle da Usiminas.