Patrocinado

Até mesmo o veículo de imprensa ideologicamente de esquerda começa a mostrar os grandes problemas do governo Lula em um ano e meio de mandato. Nesta sexta-feira 19, o The Economista com o título ” Under Lula, Brazil is walking on the financial wild side

Investors have started to worry about deficits and debt”, fala sobre a situação financeira do país com Lula.

SAIBA: Preço da picanha sobe forte em 2024 e contraria promessa de Lula

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.

AINDA: As mentiras que Lula contou sobre a Vale e seus objetivos que derrubaram as ações

Segundo o periódico no acumulado do ano até meados de junho, o real, o dólar caiu 17%, o pior desempenho de qualquer moeda importante nesse período. A bolsa paulista perdeu 8% de seu valor, mesmo com a valorização de outros mercados emergentes.

Ele explica que as razões para essa queda não são difíceis de adivinhar: os investidores duvidam do compromisso de Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente de esquerda, com políticas fiscais e monetárias responsáveis, e desconfiam de seu flerte renovado com um grande Estado.

SAIBA: Governo Lula quer medida para favorecer construtoras a desafogarem imóveis no Minha Casa Minha Vida e frear venda de imóveis usados

Segundo a visão do The Economist os sinais são mistos. O governo Lula está gastando generosamente e ele muitas vezes parece relutante em controlar isso. Ele tem se intrometido em empresas controladas pelo Estado. Ele tem criticado com frequência Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que é formalmente independente desde 2021.

LEIA: Haddad manobra mas já admite maior inflação para 2024 e 2025

O periódico aponta alguns problemas que já são inegáveis no Brasil, entretanto tenta dizer que não se pode afirmar que a culpa é de Lula, mas também não tem como justifica-la.

Como o próprio presidente afirma, ele já está no poder há quase 10 anos, isto descontando o período de Dilma Rousseff sua escudeira. No total o Partido do Trabalhadores (PT) é quem mais governou o Brasil em quase 17 anos. Assim fica bem difícil dizer que a responsabilidade é qualquer outro com mandatos infinitamente menores e no último, com a maior Pandemia da história mundial.

Lula discursa como se agora o Brasil fosse crescer, mas como fará isto em um mandato se não fizeram em outros quase quatro?

MAIS: “Taxad” bate recorde nas redes sociais e supera impressões da Copa América. Lula se revolta e quer urgência em outra regulação da internet

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada