Sua Empresa Pode se Multiplicar
Muitas são as razões para querer transformar seu negócio em uma franquia. Sua empresa é bem sucedida e alguém lhe aborda questionando sobre franquias. Você quer multiplicar sua empresa e espalhar seu conhecimento o mais longe possível.
O franchising é uma forma de aumentar um negócio que possa ser replicado facilmente. No entanto, é um processo de expansão difícil. É preciso estabelecer todos os procedimentos do dia a dia da operação e registrá-los em manuais.
Próximo passo é contratar uma assessoria jurídica para elaborar os contratos e a Circular de Oferta de Franquia. Feito isso, é necessário estruturar a equipe que irá dar apoio ao franqueado e determinar os canais para divulgar a marca aos candidatos. O investimento para a empreitada também é alto.
Transforme seu Negócio em Franquia Multiplique Alcance
Antes de qualquer coisa verifique a procura pelo seu tipo de negócio e as reais possibilidades de crescimento. Seu negócio oferece algo que é altamente demandado pelo mercado? Existem muitas ou poucas empresas que fazem o mesmo que a sua? Existem empresas que não dão conta da procura por aquilo que vendem?
Assessoria Especializada
É necessário cercar-se de profissionais confiáveis. Como franquia precisa dispor de documentos específicos e claros. É preciso elaborar a Circular de Oferta de Franquia (COF) e o contrato de franquia. Também é necessário ter a marca registrada. Verifique os custos legais de aderir ao franchising e procure advogados que já tenham essa experiência no mercado.
Solicite a mentoria de quem já passou por isso. Procure grupos de empreendedores de franquias e participe de eventos. Veja opiniões diferentes e problemas de franqueados em outras franquias.
No perfil dos franqueados, não basta escolher aquele que tem interesse na marca e o dinheiro necessário para o investimento inicial. Esse parceiro precisa ser cuidadosamente escolhido. Nem todas as pessoas que gostam de make up serão bom franqueados de cosméticos. Por isso, é necessário avaliar todas as características que serão exigidas dos candidatos, incluindo experiência e competências, e estruturar um processo seletivo.
Perceba que sua franquia tem que ser lucrativa para ambos, franqueado e franqueador. Entenda também que seu franqueado não é seu funcionário. Muitas franquias estabelecem regras que colocam o franqueado em uma posição semelhante a de empregados. Determinando por exemplo até dos dias e horários que a empresa deve abrir. Isso certamente lhe causará muitos problemas futuros.
Faça um estudo detalhado de custo de todo o projeto para verificar as questões financeiras. Nada pior que parar um projeto por falta de dinheiro.
Caso não tenha recursos financeiros para o projeto, será necessário recorrer a financiamento. Outra alternativa é buscar um sócio que tenha interesse em investir o valor necessário no projeto. Lembre-se que o sócio terá os mesmo direitos sobre o franchising que você nas proporções devidas.