Trocar seus investimentos de corretora fica mais fácil. Aprenda. A portabilidade de ações de uma corretora fica mais fácil a partir desta segunda-feira (03). A B3 lançou plataforma que permite a transferência de ações, fundos, BDRs e ETFs entre agentes de custódia de forma automatizada.
AINDA: Maior encontro armamentista do país agita a Esplanada dos Ministérios em Brasília
Anteriormente, para realizar a portabilidade de corretora era necessário imprimir um formulário de solicitação de transferência, reconhecer firma em cartório e então enviá-lo pelos Correios. A nova modalidade automática entra em funcionamento neste mês.
De acordo com a B3, o antigo formulário será substituído pela Área Logada do Investidor. Bastará selecionar a instituição de origem e a corretora para qual a transferência de ativos será feita. Após isso, é dada a confirmação no termo de aceite.
É válido frisar que para realizar a portabilidade é obrigatório que a migração ocorra entre contas da mesma titularidade.
“O objetivo é substituir processos manuais e em papel (STVM), relacionados à transferência de ativos de mesma titularidade entre as corretoras”, explica comunicado da B3.
“Além de proporcionar ganhos de eficiência para o mercado no tratamento das solicitações do investidor, a nova funcionalidade contribuirá para simplificação e transparência do processo para todos os envolvidos”, complementa o texto.
LEIA: Agenda dos mercados para a semana tem indicadores e CPIs Natura está na pauta