Patrocinado

Sob pressão do governo de Donald Trump, o México entregou, 29 líderes do narcotráfico aos Estados Unidos (EUA), relata o El Diario NY, com base na EFE. Entre eles está Rafael Caro Quintero, chefe do cartel de Guadalajara.

AINDA: Governo espanhol proíbe 65 mil donos de propriedades privadas de alugarem à turistas no Airbnb

Também foram extraditados os líderes do grupo criminoso Los Zetas, Miguel Ángel e Omar Treviño Morales. A ação histórica foi impulsionada pela demanda de Trump para combater o contrabando de fentanil.

MAIS: Hotel escolhido por Lula na China é para milionários, com xicara…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

SAIBA: Estados Unidos anunciam recompensa de R$ 10 milhões para brasileiros por informações do…

Segundo site da Agência de Combate às Drogas (DEA, na sigla em inglês) em 2023 o órgão apreendeu mais de 80 milhões de comprimidos falsificados com fentanil e quase 12 mil libras (5,4 mil quilos) de pó de fentanil. As apreensões de 2023 são equivalentes a mais de 390 milhões de doses letais de fentanil.

Em 2024, as apreensões de fentanil em 2024 representam mais de 367 milhões de doses letais. No total do ano, foram apreendidas mais de 55 milhões de libras (25 milhões de quilos) de pó de fentanil.

LEIA: PicPay dos irmãos Batistas denunciada por cobranças indevidas a aposentados do INSS…

Os narcotraficantes foram transferidos para diversas cidades dos EUA, como Chicago, Houston, Nova York e Phoenix. A ação foi considerada “sem precedentes”, no âmbito dos acordos de cooperação internacional.

Entre outros extraditados estão Antonio Oseguera Cervantes, conhecido como Tony Montana, do CJNG, e José Ángel Canobbio, o “El Güerito”, do Cartel de Sinaloa.

SAIBA: Janja defende controle das redes sociais no modelo chinês, com prisão

Acusações contra narcotraficante do México

Rafael Caro Quintero, preso em 2022, enfrenta acusações pelo assassinato do agente da DEA, Enrique “Kiki” Camarena, em 1985. Ele também é acusado de múltiplos crimes relacionados ao tráfico de drogas.

SAIBA: Confederação Nacional dos Trabalhadores é uma das principais investigadas pelo “roubo dos aposentados do INSS e ligada a Lula…

Enquanto isso, as autoridades mexicanas continuam negociando com os EUA para evitar a imposição de tarifas de 25% sobre produtos mexicanos, em reuniões lideradas pelo chanceler Juan Ramón de la Fuente.

A gestão de Trump ainda considera um progresso insuficiente na redução de mortes por uso de fentanil e dos fluxos migratórios.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada