O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse nesta terça-feira que qualquer pessoa ou empresa que investir pelo menos 1 bilhão de dólares nos EUA “receberá aprovações e licenças totalmente aceleradas, incluindo, mas não se limitando a, todas as aprovações ambientais”.
A declaração, publicada em sua plataforma de rede social Truth Social, não ofereceu mais detalhes.
LEIA: Primeira-dama gasta R$ 4 mil por hora desde 2023, segundo “janjômetro”
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
LEIA: Ifix tem pior dia de 2024 e Fundo imobiliário vende ativo desocupado
A equipe de transição de Trump está trabalhando em um pacote para ser lançado poucos dias após sua posse, em 20 de janeiro, para aprovar licenças de exportação para projetos de gás natural liquefeito e aumentar a exploração de petróleo em terras federais e na costa dos EUA, segundo fontes familiarizadas com o assunto.
Não ficou claro em um primeiro momento como Trump poderia contornar comissões independentes, como a Comissão Federal Reguladora de Energia, que recentemente exigiu análises ambientais adicionais para projetos de GNL.
MAIS: Ásia é mais relevante que Brasil para investidores internacionais,
A equipe de transição de Trump não respondeu a um pedido de comentário em um primeiro momento.
O republicano Trump também planeja revogar alguns aspectos das regulamentações do presidente democrata, Joe Biden, e da principal legislação climática, como créditos fiscais para veículos elétricos e novos padrões de usinas de energia limpa que visam eliminar gradualmente o carvão e o gás natural.
SAIBA: Transparência Internacional afirma que Brasil estará “condenado