O único candidato do Psol que concorria à reeleição em uma capital brasileira, Edmilson Rodrigues, ficou fora do segundo turno das eleições 2024 em Belém (PA). Ele foi escolhido por pouco mais de 78 mil eleitores e obteve apenas 9,78% dos votos válidos.
Os candidatos Igor Normando (MDB) e Delegado Éder Mauro (PL) seguem na corrida pela prefeitura da cidade. Eles receberam respectivamente 44,89% e 31,48% dos votos válidos, respectivamente, após apuração das urnas neste domingo (6).
LEIA: PL é o grande vencedor nas maiores cidades no 1º turno e os números para o 2º turno podem triplicar
Além de ser uma derrota para o partido, que perde a prefeitura da única capital que comandava no país, também é uma derrota para o PT, que tinha o vice da chapa, Edilson Moura, atual vice-prefeito da capital paraense. O partido ocupa três secretarias na gestão municipal.
No próximo ano, o novo prefeito de Belém será responsável por sediar a COP30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalhou pessoalmente pela escolha de Belém para sediar a COP30, que vê como vitrine internacional para a pauta ambiental do governo federal.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui.
Para receber a COP30, a capital paraense recebe investimento de R$ 1,4 bilhão da estatal Itaipu Binacional, que é dirigida pelo ex-deputado federal Ênio Verri, do PT.
O candidato do MDB, Igor Normando, recebeu 359.904 votos. Ele foi lançado pelo partido com o apoio do governador Helder Barbalho (MDB) e do ministro Jader Barbalho Filho, que é presidente da sigla no estado. O clã Barbalho recuou nas articulações por uma coligação pela reeleição de Rodrigues diante de sua má avaliação e lançou candidatura própria.
O maior temor da esquerda nas eleições 2024 em Belém é de vitória do Delegado Éder Mauro, segundo colocado no primeiro turno. Deputado federal, ele teve a candidatura lançada em Belém pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e recebeu 252.455 votos nesta primeira etapa da eleição.