Patrocinado

Neste domingo 27, o jornal Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre os laços de interesse que permeiam as negociações do Banco Master. algo que nós do Investidores Brasil, já estamos apontando há alguns anos.

Segundo a Folha, o anúncio da venda do Banco Master para o BRB (Banco de Brasília), em março, tem movimentado figuras influentes dos mundos financeiro, político e jurídico, empenhadas em emplacar narrativas favoráveis aos seus aliados.

AINDA: BTG Pactual patrocina luxuoso happy hour para magistrados do STF no “Gilmarpalooza” recepcionado por André Esteves

Os banqueiros Daniel Vorcaro, controlador do Master, e André Esteves, chairman do BTG Pactual, protagonizam o imbróglio, acompanhados dos nomes ligados ao BRB: Paulo Henrique Costa, presidente, e Ibaneis Rocha (MBD), que chefia o governo do DF, ao qual está vinculado o banco estatal.

AINDA: BTG oferece R$1 pelo Banco Master. Qual o risco do Banco quebrar?

Vorcaro fez com que o Master crescesse nos últimos anos usando estratégia considerada agressiva de venda de CDBs com alta remuneração aos aplicadores. Esteves se consolidou como um dos principais banqueiros do país desde o início da década de 1990 por um estilo arrojado de fazer negócios.

LEIA: Presidente do Grupo Cedro e membro do Conselhão de Lula com contrato como governo envolvido em mineração ilegal em Belo Horizonte…

Segundo o jornal, nos dois lados, há informações de que os banqueiros conversam pelo menos desde o último trimestre do ano passado a respeito da possibilidade de venda do Master ao BTG. Recentemente, o banco de Esteves despontou como interessado em administrar eventual liquidação privada do Master. O BTG está de olho nos precatórios.

MAIS: Governo Lula é responsável por dívida cara do Brasil, e não Banco….

Por meio da promoção de festas luxuosas e financiamento de eventos, Vorcaro se aproximou de figuras como o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, Antonio Rueda, presidente do União Brasil, Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, entre outros.

AINDA: Mulher de Moraes é contratada pelo Banco Master com disputas no STF

Além disso, o banco contratou como consultores pessoas capazes de expandir suas relações, como Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, e Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, que marcou encontro de Vorcaro com o presidente Lula (PT).

LEIA: The Economist da Inglaterra alerta que Moraes tem poder excessivo e STF …

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

MAIS: Negociação entre Banco Master e Banco Estatal BRB vira alvo de investigação do MPF do Distrito Federal

O jovem banqueiro conseguiu estabelecer alianças em um espaço antes dominado por Esteves, que ainda assim mantém ótima relação com Gilmar Mendes, ministro do STF, e Fernando Haddad, ministro da Fazenda.

LEIA: Banco Master patrocina evento com STF e STJ onde tem ações tramitando. Patrocinadores pediram anonimato

Nas presidências de Eduardo Cunha (PRD-RJ), Rodrigo Maia (atual presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras) e Arthur Lira (PP-AL), Esteves era uma das pessoas mais influentes na Câmara dos Deputados. Hoje, no entanto, não há interlocução com Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem boa relação com Vorcaro.

MAIS: Com bilhões na organização da Cop30 amazônia tem alta de 18% em desmatamento…

As relações políticas do BRB também compõem a negociação. Paulo Henrique Costa foi apadrinhado de Ciro Nogueira por anos, e a vice-governadora do DF, Celina Leão, é filiada ao PP, do qual o senador é presidente.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada