A General Atlantic e a XP Inc anunciaram nesta terça-feira (23) que lideraram um investimento estratégico minoritário na LiveMode, empresa que é dona da CazéTV. Desse modo, o investimento foi por meio da XP Private Equity, fundo de private equity da XP Inc. Contudo, nenhuma das duas revelou o valor investido.
LEIA: TSE determinou busca de provas para cassação de Jorge Seif
A parceria com a LiveMode, conforme anúncio, visa “acelerar o crescimento da empresa e seu impacto no mercado de esportes e mídia”. Portanto, isso será feito” através de sua “gama completa de soluções para detentores de direitos. Bem como por meio de investimentos de longo prazo em propriedades esportivas.”
Ou seja, o investimento terá como foco a construção de valor para a empresa.
Conforme o anúncio, a LiveMode também pretende focar na expansão internacional da empresa. Leo Lenz Cesar, sócio da LiveMode, que vai liderar a estratégia e execução do investimento, confirmou a missão de expandir para outros países.
MAIS: Governo Lula consegue recorde de endividamento do Brasil, e coloca Dilma em 2º lugar
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
MAIS: A “farsa do Arcabouço fiscal de Lula” é apresentada em relatório
“A experiência de ambas as firmas em escalar empresas de crescimento, juntamente com suas amplas redes globais, serão inestimáveis enquanto expandimos nossas operações e inovamos ainda mais. Estamos entusiasmados com o apoio deles enquanto focamos em nossa ambição de ajudar a expandir e profissionalizar o esporte no Brasil e em outros países.”
O que engloba o investimento da XP na dona da CazéTV
A dona da CazéTV foi fundada em 2017 por Edgar Diniz e Sergio Lopes, e trabalha em parceria com clubes, ligas e federações esportivas para desenvolver soluções de distribuição e produzir conteúdo ao vivo e para mídias sociais. Além disso, busca “maximizar o retorno comercial e o engajamento digital para seus clientes.”
As soluções para detentores de direitos de transmissão esportiva incluem plataformas de streaming de marca própria e a CazéTV. Portanto, está incluida uma parceria com o streamer Casimiro Miguel. O streamer alcançou mais de 12 milhões de assinantes em seu primeiro ano e quebrou vários recordes de transmissão ao vivo no YouTube.
MAIS: China avança na colonização da América Latina com construção de usina de energia na Nicarágua
Vale lembrar que, a CazéTV ultrapassou a audiência da Globo durante a transmissão da Copa do Mundo do Catar, de 2022. O fenômeno aconteceu devido a contestação do ‘padrão manipulador da Globo” considerado por grande parte dos brasileiros que passaram a descartar a emissora como fonte de informação e entretenimento.
Entretanto, como a mudança de padrão da audiência se deve a polarização ideológica da informação, alguns especialistas acreditam que a CazéTv pode perder mercado visto que a XP é considerada uma das líderes da Faria Lima que trabalharam para a eleição de Lula.
A XP já vem dominando o mercado de informação e publicação há vários anos com portais de notícias e blogs que vem adquirindo para disseminar a informação de forma uníssona.
Os parceiros detentores de direitos da LiveMode incluem FIFA, UEFA, Comitê Olímpico Internacional, Federação Paulista de Futebol, Athletico Paranaense e o Comitê Olímpico Brasileiro, entre outros. Em abril de 2024, a LiveMode foi renovada como agente exclusivo de direitos de mídia para comercializar a Copa do Mundo Masculina da FIFA de 2026 no Brasil.
A LiveMode se tornou a agência exclusiva deste grupo, composto por 26 clubes, para negociar os direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025. Para Guilherme Teixeira, sócio e diretor de Private Equity na XP, globalmente, estamos testemunhando o valor da mídia esportiva tradicional ser disruptada por serviços de streaming.
“A LiveMode está na vanguarda dessa tendência no Brasil. Acreditamos que este investimento ajudará a desenvolver a mentalidade empresarial da indústria esportiva no Brasil”, diz.