Patrocinado

O governo de Minas Gerais anunciou neste domingo (5) o envio de dois helicópteros, entre elas um com recurso de sobrevoo noturno, para ajudar as ações de busca e salvamento de vítimas das inundações provocadas pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Romeu Zema (Novo), governador de Minas, ressaltou a ajuda ao Rio Grande do Sul. Ele esteve presente no embarque das equipes, na manhã deste domingo, no Aeroporto da Pampulha.

MAIS: Governo Lula consegue recorde de endividamento do Brasil, e coloca Dilma em 2º lugar

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

LEIA: Câmara dos EUA convoca jornalista para falar sobre violações de direitos humanos cometidas por funcionários do governo brasileiro

“Nós mineiros estamos unindo forças para ajudar o Rio Grande do Sul neste momento difícil, em especial aquelas áreas afetadas pelas enchentes. Estamos enviando mais duas aeronaves, como um helicóptero com visão noturna, que vai trabalhar durante a noite no resgate de pessoas que estão em áreas isoladas”, afirmou Zema.

Outra ajuda do governo de Minas é o envio de uma equipe composta por 18 técnicos da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para auxiliar na retomada da operação das estações de tratamento de água, já que várias cidades gaúchas se encontram sem água.

MAIS: Gerdau suspende atividades no Rio Grande do Sul devido a maior tragédia natural da história

Uma outra equipe do Corpo de Bombeiros já se encontra no Rio Grande do Sul desde quinta-feira (2). No total, 28 militares participam das ações, a maior equipe de apoio em missões especiais fora do estado.

O governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB) ligou para Zema ontem para agradecer a ajuda e para soliciar o envio dos profissionais da Copasa.

O governador mineiro também enviou um avião Cessna Caravan, com capacidade para transporte de até nove passageiros e levar equipamentos e fazer transporte de feridos em distâncias maiores, além de um helicóptero Esquilo, operado em parceria com o CBMMG, capaz de realizar resgates e transporte de feridos.

LEIA: Prejuízo com loja da Havan destruída em lajeado é de R$30 milhões. Hang doou itens para comunidade, disponibilizou helicópteros para socorro e afirmou que manterá empregos

Campanha de arrecadação

O Serviço Social Autônomo – Servas – e a Defesa Civil de Minas Gerais lançaram neste domingo (5/5) uma campanha para arrecadar doações destinadas às comunidades afetadas pela tragédia, no Rio Grande do Sul.

Água mineral, cobertores, produtos de limpeza e de higiene pessoal são alguns dos itens essenciais que estão sendo solicitados para ajudar as famílias atingidas. Além desses itens, a contribuição em dinheiro também pode ser feita pelo Programa de Proteção Emergencial do Servas, por meio da chave PIX: [email protected]

Para facilitar a colaboração de quem desejam ajudar, um ponto de coleta será a sede do Serva: avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. O local está disponível para receber doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

MAIS: Banco Mundial afirma que alta da cesta básica com a Reforma Tributária de Lula “tira dos mais pobres”