Essa semana vai ser mais curta por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida na quinta-feira. Além de mais curta a semana tem poucos indicadores econômicos.
LEIA: Vale é a mais indicada para proventos em Outubro
O destaque fica por conta do IPCA, inflação oficial que vai sair na quarta-feira. Na segunda-feira tem o tradicional boletim Focus, uma pesquisa com as perspectivas econômicas dos economistas.
SAIBA: Imagens sobre agressão à Moraes na Itália mostram o magistrado agredindo verbalmente o acusado
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
O Tesouro também vai fazer leilões de títulos na quinta-feira e sobre a agenda econômica é só isso.
Na agenda política também não existem muitas expectativas quanto a votações no Congresso. Isto porque parlamentares continuam mantendo obstrução às votações do governo. O objetivo é buscar apoio para frear os avanços do Supremo Tribunal Federal nas prerrogativas do Legislativo.
LEIA: Boulos apoia terrorismo do Hamas e perde suporte pré-campanha
Já sobre as CPMI e CPIs que ocorrem no legislativo muitas novidades com os depoimentos podem continuar surgindo. Existe também uma mobilização nacional marcada para o dia 12 de outubro contra os abusos do STF e avanço em assuntos que são caros à sociedade como descriminalização da drogas, aborto entre outros.
Agenda internacional
Nos Estados Unidos a semana também vai ser curta, mas lá tem um pouquinho mais de indicadores econômicos. Na segunda-feira é o feriado do descobrimento da América mas as bolsas vão abrir. O mercado de renda fixa é o único que não vai operar, o mercado de títulos não funciona.
MAIS: Ministro de Lula e deputado distrital praticaram nepotismo
Apesar das bolsas estarem abertas a liquidez geralmente costuma ficar mais baixa por lá. O destaque vai ser a divulgação da ata da última reunião de juros do Banco Central dos Estados Unidos que sai na quarta-feira. A inflação ao produtor e a inflação ao consumidor americano saem na quinta-feira. No dia seguinte, na sexta, apresentam a confiança do consumidor americano.
Além disso vários diretores do Banco Central dos Estados Unidos vão falar ao longo da semana, e podem agitar os mercados. A agenda dos Estados Unidos ainda tem o começo da temporada de balanços que é quando se divulgam os resultados das empresas listadas em bolsa, são os balanços do terceiro trimestre.
AINDA: Confirmados brasileiros feridos e desaparecidos em ataque terrorista a Israel
Na sexta-feira já sai o resultado de JPMorgan. Na Europa o grande destaque é a produção industrial da zona do euro. Já a China retorna de 10 dias de férias. Na quinta-feira à noite saem a inflação ao consumidor e a inflação ao produtor.
O mercado continua atento aos juros futuros dos EUA que trouxe muita volatidade para as bolsas na semana passada, a guerra da Ucrânia e a crise imobiliária na China. Vale também acompanhar o desenrolar da guerra em Israel.