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Depois da BYD encher o Brasil de carros produzidos na China, agora é a fez de outra chinesa entrar no mercado brasileiro. A parceria entre a Renault e o grupo chinês Zhejiang Geely Holding para produção de carros elétricos no Brasil foi anunciada. A Renault, montadora francesa, e o grupo chinês Zhejiang Geely Holding firmaram um acordo para produzir e comercializar veículos elétricos e de baixo carbono no Brasil.

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Contudo, as empresas não mencionaram que carro será produzido no Brasil. O que ficou claro até o momento, é que os carros da empresa chinesa serão vendidos no Brasil, após trazidos da China.

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A Renault do Brasil se tornará uma distribuidora do portfólio de veículos do Geely Holding no país, utilizando sua estrutura de distribuição já existente. Assim, não se sabe se de fato ao dinheiro de investimento, ou geração de empregos ocorrerá.

O fechamento da parceria depende ainda da aprovação das autoridades competentes e da formalização de um contrato definitivo.

O grupo Geely terá acesso ao complexo industrial da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná. Isso inclui as áreas de produção, vendas e serviços. Em contrapartida, a companhia chinesa se tornará acionista minoritária na operação brasileira da Renault.

A parceria visa expandir a influência das marcas de ambas as empresas no Brasil, que representa uma parcela significativa do mercado automotivo na América Latina (44% das vendas).

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Grupo Geely possui diversas marcas de carros pelo mundo, incluindo a fabricante de carros elétricos Zeekr e a sueca Volvo.

Inauguração do CAS: O Complexo Industrial Ayrton Senna (CAS) foi inaugurado em 4 de dezembro de 1998. Polo Exportador: O CAS se tornou um polo exportador para a América Latina, com mais de 1 milhão de veículos exportados. No Brasil, ao longo dos últimos 25 anos, foram produzidos mais de 3,5 milhões de veículos pela Renault.

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Veículos Elétricos: A Renault afirma ser pioneira na produção de veículos 100% elétricos no Brasil. A parceria entre a Renault e o grupo Geely visa impulsionar a produção e comercialização de veículos elétricos no Brasil, aproveitando a infraestrutura existente da Renault e a experiência da Geely no setor de carros elétricos. A Renault se beneficiará ao se tornar uma distribuidora dos veículos Geely, enquanto a Geely terá acesso ao mercado brasileiro e se tornará acionista da operação da Renault no país.

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O governo chinês controlando as empresas chinesas pelo mundo

  • Há relatos de que o governo chinês exige que montadoras estrangeiras divulguem segredos de tecnologia de veículos elétricos para poderem vender seus produtos no país. A política automotiva chinesa estabelece que montadoras estrangeiras devem formar joint ventures com empresas chinesas, com a montadora chinesa detendo a maioria (51%) da joint venture.
  • Roubo de informações: Em 2011, houve suspeitas de que a China estaria envolvida no roubo de informações da Renault. Em 2013, um casal americano foi condenado por fornecer segredos comerciais da GM para a Chery, outra montadora chinesa.
  • Incentivos e Subsídios: Para montadoras que cumprem as exigências de transferência de tecnologia, o governo chinês oferece subsídios substanciais para veículos elétricos.
  • A Geely tem expandido sua presença global através de investimentos significativos, como a aquisição de uma participação substancial na Daimler AG, dona da Mercedes-Benz. O governo chinês vê com bons olhos esses investimentos, mas permanece atento a possíveis transferências de tecnologia e inovações para a China.

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Quem comanda a Geely com o governo chinês?

 Li Shufu é o fundador e presidente do Grupo Geely. Ele é um bilionário chinês e figura central na ascensão da Geely como uma das maiores fabricantes de automóveis da China. Em 2018, Li Shufu adquiriu uma participação de 9,69% na Daimler AG, tornando-se o maior acionista do grupo detentor da Mercedes-Benz. O Grupo Geely é o maior grupo de tecnologia automotiva de propriedade privada da China.

Dono da Geely é faz parte do governo chinês

Li Shufu, fundador e presidente do Grupo Geely, possui uma relação indireta com o Partido Comunista Chinês (PCC) e com o presidente Xi Jinping. Embora não haja confirmação oficial de laços familiares diretos, existem rumores persistentes de que Li e Xi estão relacionados por casamento, já que a esposa de Li, Peng Lijuan, compartilha o mesmo sobrenome da irmã da esposa de Xi, Peng Liyuan. No entanto, essas alegações foram desmentidas pela Geely, que afirmou que não existem vínculos familiares entre eles.

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Li Shufu também tem estado envolvido em algumas atividades políticas na China. Ele foi membro da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, um órgão consultivo que reúne representantes de diversos setores da sociedade e do PCC.

 Sua ascensão ao status de bilionário e sua influência no setor automotivo são frequentemente associadas à sua habilidade em navegar nas complexas relações entre negócios e política na China, o que é comum entre os empresários chineses de sucesso. Visto que no país comunista apenas os aliados e próximos ao governo controlam empresas que são de perto acompanhadas e financiadas pelo governo chinês.

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