As bolsas de Nova York encerraram o primeiro dia do mês em alta devido a fortes expectativas de uma temporada de lucros robusta das big techs no primeiro trimestre, após os resultados de Microsoft e Meta ontem. Os juros dos Treasuries viraram para o positivo e dólar ampliou ganhos com os dados dos EUA sobre indústria e construção. Apesar da queda em abril, o PMI industrial do ISM ficou acima das expectativas dos analistas.
O Dow Jones teve alta de 0,21%, para 40.752,96 pontos, o S&P 500 subiu 0,63%, para 5.604,14 pontos, enquanto o índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,52%, para 17.710,74 pontos.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse hoje que impôs sanções ao petróleo do Irã, impulsionando a commodity no pregão. A Bolsa de Londres fechou praticamente estável nesta quinta-feira e outros grandes mercados acionários da Europa não operaram em função de um feriado.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui
VEJA: Vorcaro do Master e Esteves do BTG Pactual negociam com figuras…
O EWZ, principal fundo de índice (ETF) brasileiro negociado em Nova York, opera em queda moderada apesar da alta firme das bolsas americanas na abertura da sessão desta quinta-feira. Hoje a B3 não abre devido ao feriado em celebração do Dia do Trabalho assim como não houve negócios nos mercados na China Continental.
LEIA: Investimentos estrangeiros no Brasil tem queda expressiva, bem abaixo até mesmo…
Já os principais American Depositary Receipts (ADRs) de empresas brasileiras ligadas a commodities terminaram o dia em queda. O ADR da Vale terminou em queda e o da Petrobras quase no zero, em meio à elevação do petróleo, por volta das 11 horas. Em contrapartida, os ADRS de Itaú Unibanco e Bradesco caíam 0,40% e 0,81%, respectivamente. O EWZ cedia 0,28%.
A Nvidia (+2,47%) foi destaque positivo em Nova York entre ações de tecnologia nesta tarde, após as grandes clientes como Microsoft (+7,63%) e Meta (+4,23%) sinalizarem que continuarão investindo de forma agressiva em infraestrutura de inteligência artificial. Ao fim do expediente, Apple (+0,39%) e Amazon (+2 93%) divulgam seus resultados trimestrais.

Por volta das 17h (de Brasília), o juro da T-note de 2 anos subia a 3,698%;, o da T-note de 10 anos avançava a 4,216% e o do T-bond de 30 anos tinha alta a 4,724%.
AINDA: Lucro da Amazon supera expectativas, ações caem
No câmbio, o índice DXY, que mede o dólar ante uma cesta de pares fortes, subiu 0,78%, voltando a fechar acima dos 100 mil pontos pela primeira vez desde 11 de abril. A moeda americana subia a 145,63 ienes no mesmo horário acima, em repercussão da decisão do Banco do Japão (BoJ, pela sigla em inglês) de deixar sua principal taxa de juros inalterada pela segunda vez consecutiva, a 0,05% ao ano.
LEIA: Desemprego cresce no Brasil pelo quarto mês consecutivo, segundo IBGE
O dia é de folga na B3, devido à emenda do feriado de Dia do Trabalho, assim como em parte do mundo, mas nos EUA os recibos de ações de empresas brasileiras são negociados normalmente.
O BR20 reúne os ADRs (American Depositary Receipts) das principais companhias do Brasil, e o EWZ é principal ETF (Exchange Trade Fund) brasileiro negociado no mercado americano. Ele replica o índice MSCI Brazil.
Os ADRs fecharam quase todos em campo negativo, com exceção dos papéis da Petrobras (+0,53)