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Mais uma agência reguladora está totalmente abandonada, mal gerida e endividada na gestão Lula. Enquanto o governo tem recorde sobre recorde de arrecadação de impostso da história do país.

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) enfrenta uma grave crise financeira em 2025, a ponto de não ter recursos suficientes para pagar o aluguel de sua própria sede em Brasília, cujo contrato mensal chega a R$ 2,5 milhões.

Inicialmente, a agência previa contar com R$ 298 milhões para cumprir suas obrigações anuais, valor já menor que os R$ 340 milhões recebidos em anos anteriores. Em maio, porém, sofreu um corte adicional de R$ 74 milhões no orçamento, agravando ainda mais a situação.

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Diante desse cenário, a ANTT iniciou negociações para reduzir custos e rever contratos, incluindo o da locação do imóvel, que é alvo de análise do Tribunal de Contas da União (TCU). A sede foi construída sob medida para a agência e ocupada desde 2012, com pagamentos que já somam mais de R$ 300 milhões até julho de 2024. A agência relata que cerca de 70% dos seus contratos, especialmente os de tecnologia e serviços de apoio, estão sendo revisados, com supressão de produtos e entregas para tentar equilibrar as finanças.

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A crise orçamentária da ANTT compromete a estrutura regulatória, fiscalizatória e administrativa da agência, que é responsável pela fiscalização das concessões rodoviárias e ferroviárias no país.

A falta de recursos pode afetar diretamente a eficiência e a qualidade da regulação do setor de transportes terrestres, impactando serviços essenciais para a economia e a população.

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Este cenário evidencia a necessidade urgente de ajustes orçamentários e de gestão, o que não tem sido feito por Lula, para garantir o funcionamento da ANTT, evitando que a falta de recursos comprometa a segurança, a manutenção e a expansão da infraestrutura de transportes no Brasil.

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