Patrocinado
Início Direitos Big Techs denunciam atuação inconstitucional do STF em documento aos EUA

Big Techs denunciam atuação inconstitucional do STF em documento aos EUA

STF FECHOU CONGRESSO NACIONAL
Patrocinado

Empresas americanas de tecnologia remeteram um documento abrangente ao governo Trump criticando diversas políticas regulatórias brasileiras, incluindo o Pix e ações do Supremo Tribunal Federal, em meio à investigação comercial iniciada pelos Estados Unidos para apurar praticas ilegais do Brasil para com o s americanos.

AINDA: Insegurança jurídica provocada pelo STF no Brasil provoca elevação do risco país

Patrocinado

O documento foi produzido pelo Conselho da Indústria da Tecnologia da Informação (ITI), uma associação que reúne 81 membros, entre eles gigantes financeiros como Visa e Mastercard e grandes empresas de tecnologia como Amazon, Google, Apple, Microsoft, Meta, IBM, Intel, Dell e Nvidia. A manifestação foi encaminhada ao Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) no contexto da investigação que Trump ordenou contra práticas ilegais comerciais brasileiras.

Denuncias sobre o Sistema de Pagamentos e Regulação Digital
As empresas norte-americanas manifestaram preocupações relacionadas às políticas de censura de conteúdo nas plataformas digitais, inteligência artificial e data centers, bem como pelas ameaças do governo brasileiro de taxar as big techs que não aderirem a censura, o que é vedado na Constituição brasileira. Especificamente, criticaram o Supremo Tribunal Federal, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suas ameaças financeiras contra as grandes empresas de tecnologia, a fim de obrigá-las a descumprir a legislação brasileira para continuarem atuando no Brasil.

LEIA: Governo Biden e CIA interferiram no processo eleitoral do Brasil em 2022 a pedido de Barroso e…

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News

LEIA: Presidente do Banco do Brasil ameaça processar advogados de produtores rurais que tem empréstimo na instituição, se pedirem recuperação judicial

O ITI reconheceu o sucesso do Pix e elogiou a ferramenta por promover a inclusão financeira da população brasileira desde seu lançamento em 2020. Segundo a associação, empresas estrangeiras estabeleceram parcerias para operar o sistema no Brasil, observando que “sua atuação e crescimento têm sido benéficos para todos os participantes, incluindo fornecedores de serviços de pagamento eletrônico dos EUA, que viram o volume de transações dobrar desde o lançamento do PIX”.

AINDA: Trump Media e Rumble processam Alexandre de Moraes nos EUA por “censura extraterritorial, invadindo os EUA”

SAIBA: O Globo chama Moraes de Malandro que ignora os limites constitucionais. “Já Lula desrespeita regras democráticas. Impondo o tarifaço americano ao Brasil”

Contudo, a entidade direcionou críticas ao Banco Central brasileiro por atuar simultaneamente como regulador e competidor no setor de meios de pagamento, criando o que considera um ambiente de competição assimétrica. O conselho afirmou que o BC não estabeleceu procedimentos de governança adequados para prevenir conflitos de interesse.

MAIS: Moraes usa posição no STF para ameaçar Bancos que cumprirem as…

Tensões Regulatórias e Decisões Judiciais inconstitucionais no Brasil
As associações de tecnologia denunciam longamente diversas ações da Anatel, desde debates sobre fair share até ações relacionadas a data centers e marketplaces, passando pela destinação da faixa de 6 GHz e o fim da Norma 4. Especificamente, contestaram a decisão da Anatel de 1º de agosto (Resolução 780/2025) que revisou o Regulamento de Conformidade e Homologação, trazendo obrigações de segurança, resiliência e sustentabilidade para data centers, fora dos padrões usados mundialmente.

AINDA: Zuckerberg anuncia que vai defender a liberdade de expressão, encerra checagem na Meta e cita “censura excessiva de tribunais secretos”

Outra crítica foi direcionada às obrigações impostas aos marketplaces digitais em relação à responsabilização por venda de produtos não homologados, baseada na canetada do Supremo sobre a inconstitucionalidade parcial do Artigo 19 do Marco Civil da Internet. O STF sem poder Constitucional para isto, reescreveu a lei definida pelo Congresso Nacional, único que pode criar e modificar leis no Brasil. As entidades também se posicionaram contra projetos de lei como o PL 2804/2024, que prevê contribuição de 5% das receitas operacionais das empresas de Internet para o Fundo de Universalização das Telecomunicações, algo que não tem clareza para a população.

AINDA: Descumprir a Lei Magnitsky deve custar muito caro ao Brasil e brasileiros entenda os riscos e punições…

Como ter sua cédula Uruguaia

Resposta Brasileira à denuncias de inconstitucionalidade
O governo Lula, que já deixou claro que pretende impor o modelo de censura da China comunista no Brasil. Algo que a Constituição brasileira não permite, respondeu oficialmente às acusações americanas em 18 de agosto, através de um documento de 91 páginas assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A resposta reforçou que o Brasil mantém boas práticas comerciais e não adota medidas discriminatórias contra os Estados Unidos, contestando a legitimidade das ações do escritório comercial americano.

MAIS: Lula recebe chinês para censurar redes sociais brasileiras, desmente próprio ministro e ignora Congresso Nacional, responsável pelas leis do país

Em relação ao Pix especificamente, a defesa brasileira destacou que a administração pelo Banco Central garante neutralidade ao sistema de pagamentos instantâneos, ressaltando que outros bancos centrais, inclusive o Federal Reserve americano, testam ferramentas similares através do FedNow. O documento definiu o Pix como uma “grande inovação” cujo objetivo é modernizar o mercado de pagamentos, aumentar a concorrência, promover a inclusão financeira e reduzir os custos de transação. O governo Lula ignorou o fato de o Banco Central estar atuando como regulador e comercializador do Pix, o que de fato gera concorrência desleal neste mercado.

AINDA: “Mercado financeiro fez vista grossa, mas agora terá que admitir a crise institucional no Brasil e trabalhar para resolvê-la, ou falir”, afirma deputado sobre…

A investigação da USTR, baseada na Seção 301 da legislação comercial americana, foi determinada por Trump em meio à escalada tarifária de 50% contra o Brasil, único país que não abriu negociação direta com os EUA, oficializada em julho e que entrou em vigor em agosto de 2025. O governo americano determinou a medida citando supostas práticas desleais relacionadas não apenas ao sistema de pagamentos, mas também à atuação do Judiciário brasileiro contra plataformas digitais e cidadãos americanos. Como ocorreu no caso da Rumble entre muitos outros.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

Patrocinado