Caminhões elétricos começam a ser produzidos no Brasil. A Volkswagen Caminhões e Ônibus iniciou nesta segunda-feira, 14, a produção em série no Brasil de seu primeiro veículo elétrico. Isto após meses de testes e desenvolvimento de um projeto que começou em 2017 e que tem como primeiro cliente a Ambev.
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O caminhão, é voltado a entregas urbanas e chamado de e-Delivey, tem packs de bateria importados da chinesa CATL pela nacional Moura, motor da brasileira WEG e componentes para recarregamento da alemã Siemens.
Contudo, o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, uma unidade do grupo Traton, Roberto Cortes, explicou que, “estamos dimensionando a fábrica para 1.000 a 3.000 unidades por ano”.
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Entretanto, o executivo afirmou que do volume, a Ambev deve ficar com 100 unidades neste ano, de um total de 1.600 caminhões elétricos encomendados até 2023. O veículo tem autonomia para 200 quilômetros com uma carga e pode ser recarragado totalmente em 3 horas, ou 30% em 15 minutos.
No entanto, segundo Cortes, apenas o preço da bateria entregue em Resende já é maior que o preço da versão diesel do e-Delivery. O caminhão elétrico em si custa 2,5 a 2,9 vezes mais que o modelo a combustão, dependendo da variação do dólar.
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O e-Delivery vem no momento em que a indústria global tem enfrentado grave escassez de chips para veículos. Na sexta-feira, 11, a Volkswagen anunciou suspensão por 10 dias da fabricação de veículos em duas unidades de São Paulo e outra no Paraná, devido à falta de chips.
Há também temores no Brasil de possível crise no fornecimento de energia por causa do baixo nível dos reservatórios de hidrelétricas.