O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja, estão hospedados no iate Iana 3, classificado como embarcação de luxo, durante a COP30, que ocorre em Belém (PA). O barco está atracado na Base Naval de Val-de-Cans, e os custos da hospedagem serão pagos pela Presidência da República.
A decisão foi tomada após a equipe de Lula descartar o uso de um navio da Marinha, que havia sido oferecido inicialmente, por não atender às exigências de conforto da comitiva presidencial. Segundo o Planalto, a Casa Civil buscou uma alternativa que garantisse “segurança, preço e conforto, e não luxo”.
MAIS: “Aumento da Carga Tributária: Impactos para Escritórios de Advocacia e Clínicas Médicas em 2025”
A hospedagem no iate ocorreu devido à dificuldade do governo Lula em encontrar acomodações adequadas em Belém, pois o evento internacional fez com que os preços cobrados por hotéis e imóveis subissem de forma expressiva, o que levou o Planalto a buscar alternativas fora da rede hoteleira tradicional para abrigar o presidente e sua comitiva.
Lula diversas vezes em seus discursos afirmou que não tinha problema nenhum as pessoas ficarem alguns dias dormindo e se hospedando de forma mais simples. Contudo, “a iniciativa do iate de luxo mostra que ele e sua comitiva não estão incluídos nestas pessoas que ele se refere, talvez porque se julguem melhor do que o restante das pessoas ou porque usa o dinheiro dos impostos delas para seus luxos”, afirmam internautas nas redes sociais.
VEJA: Novas Regras Tributárias em 2026: Aumento de Impostos para Investidores, Empresas e IPTU
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News
MAIS: Crise econômica na gestão Lula eleva custo de financiamento e investidores preferem não adquirir dívida de empresas brasileiras
Lula havia afirmado que ficaria hospedado em um barco para mostrar que a COP30 “não seria a COP do luxo”. A escassez de hospedagem em Belém e os altos preços cobrados por hotéis e imóveis para locação levaram o governo a buscar outras opções para acomodar o presidente e sua equipe. O iate que Lula esta hospedado em nada tem de barco, mas é muito mais luxuoso e privativo que qualquer hotel disponível na cidade de Belém, é hospedagem de bilionário.



















