No domingo, 25 de janeiro de 2026, a Praça do Cruzeiro, em Brasília, foi palco da manifestação “Acorda, Brasil”, convocada pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O ato reuniu entre 50 mil e 100 mil pessoas, segundo estimativas da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP).
Desafios da mobilização
- A forte chuva durante as mais de quatro horas de evento dificultou a contagem precisa de participantes.
- Muitos manifestantes acompanharam de dentro de carros, devido à falta de estacionamento e às condições climáticas.
- Apesar das adversidades, o público se manteve animado, entoando gritos de guerra contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT.
MAIS: Queda de reputação do STF no escândalo da fraude do Banco Master é tratada por revista Britânica
Discurso de Nikolas Ferreira
Nikolas chegou ao ato após percorrer uma caminhada simbólica iniciada em Minas Gerais, que ganhou repercussão nas redes sociais e atraiu apoiadores ao longo do trajeto. Em seu discurso, destacou:
- “Não estamos aqui para tomar o poder, mas o Brasil acordou. (…) Alexandre de Moraes, o Brasil não tem medo de você.”
- Reforçou que a luta da oposição inclui saúde e educação pública de qualidade.
- Fez um apelo direto aos professores: “Professores desse país, acordem e se livrem da ideologia da esquerda.”
- Declarou que o país vive um “pesadelo terrível” e que, mesmo diante de tentativas de repressão, “este não é o fim, é apenas o começo.”
SAIBA: Manifestação com milhares em São Paulo pede anistia e prisão domiciliar…
Início da caminhada
- A mobilização começou como um gesto simbólico, com Nikolas caminhando de Minas Gerais rumo a Brasília.
- O ato ganhou força nas redes sociais e atraiu parlamentares e apoiadores de diversas regiões do país.
- A adesão crescente transformou a caminhada em uma das maiores demonstrações populares recentes de descontentamento com os rumos do Brasil e a atuação dos 3 Poderes no Brasil, Judiciário, Legislativo e Executivo.
Importância política
- A manifestação reforça o papel de Nikolas Ferreira como liderança que busca o mesmo que o povo já sofrido com tanta corrupção e injustiça no Brasil.
- Mostra a capacidade de mobilização nacional em torno de pautas básicas de um país que estão em falta no Brasil, como respeito as leis e justiça, sem corrupção e com liberdade.
- Mostra que os escândalos de corrupção do Brasil que envolvem os três poderes não serão apagados da memória dos brasileiros como foi tentado com Petrolão, Lava-Jato, Mensalão entre outros.
MAIS: Entidade internacional questiona origem de recursos do irmão de Dias Toffoli
O ato “Acorda, Brasil” se consolidou como uma das maiores manifestações populares do período, reunindo dezenas de milhares de pessoas em Brasília. Apesar da chuva e das dificuldades logísticas, o evento demonstrou a força da mobilização popular em torno da oposição e reforçou o protagonismo de Nikolas Ferreira no cenário político nacional.
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo faça parte da lista Vip Clique aqui.
As manifestações também ocorreram em várias outras cidades pelo Brasil como por exemplo na Avenida Paulista em São Paulo.









