Criptomoedas terão identificadores digitais para controle. Desta forma tags para identificar bitcoin, ethereum e outros criptoativos serão lançadas em setembro. Este é o mais recente sinal de como esse mercado não regulamentado e de rápido crescimento está adotando as características dos investimentos convencionais.
Petrobras recebe quase 3 bilhões de dólares de parceira chinesa
Contudo, a capacidade de monitorar criptomoedas se tornou uma grande preocupação para os reguladores, já que esse mercado, que atingiu uma capitalização recorde de US$ 2 trilhões em abril, experimentou grande volatilidade e advertências de bancos centrais de que os investidores podem perder tudo.
Desta forma, os novos identificadores de tokens digitais ou DTIs serão registrados na DTI Foundation, uma unidade sem fins lucrativos da Etrading Software, uma empresa de fintech que fornece infraestrutura de mercado.
Combate a lavagem de dinheiro com cripto é foco da Binance
No entanto, ações individuais e derivativos já possuem um número de identificação exclusivo para permitir que os reguladores e participantes do mercado identifiquem, rastreiem e quantifiquem os riscos das negociações.
Entretanto, inicialmente o registro DTI emitirá formalmente identificadores para os 100 ativos de criptomoedas e tokens mais importantes que representam mais de 80% do mercado de criptoativos atual e incluem bitcoin, ethereum, Dogecoin e Ripple.
Aprenda o que são as opções e como investir
E assim, os DTIs criarão uma ponte entre os títulos tradicionais e o novo mundo tokenizado, usando normas da Organização Internacional de Padronização (ISO) global que devem ser finalizadas no final de setembro.