Web 5 é anunciada por subsidiária da Block

web 5
Patrocinado

Web 5 é anunciada por subsidiária da Block. A divulgação ocorreu durante a Consensus 2022, em Austin, a TBD. A subsidiária focada em Bitcoin (BTC) da Block anunciou sua nova visão para uma camada de internet descentralizada nesta sexta-feira (10). Seu nome? Web 5.

Isto porque, a briga do cofundador do Twitter e da Block, Jack Dorsey, com a Web 3 nunca foi um segredo. Em sua opinião, a Web 3 – o sonho dos entusiastas de blockchain de uma internet do futuro resistente à censura e focada na privacidade – tornou-se tão problemática quanto a Web 2 que a precedeu.

Fundo HGLG11 comunica dividendos polpudos

A TBD explicou sua proposta para a Web 5 em uma declaração compartilhada com o CoinDesk: “Identidade e dados pessoais se tornaram propriedade de terceiros. A Web 5 traz identidade descentralizada e armazenamento de dados para aplicativos individuais. Ela permite que os desenvolvedores se concentrem em criar experiências agradáveis aos usuários, enquanto devolvem a propriedade de dados e identidade para os indivíduos”.

E ainda, a camada monetária da Web 5 será construída com base no Bitcoin. Isso não é surpreendente, dado o “maximalismo” de Bitcoin de Dorsey. As outras tecnologias que sustentam a Web 5 são emprestadas de inúmeras áreas de criptografia e ciência da computação.

Maior inflação dos últimos tempos derruba Bolsa Americana

A Web 5, como a Web 3, permitirá que os usuários interajam entre si sem intermediários. Isso, em teoria, significa que não há ameaça de censores do governo ou interrupções de serviços centralizados, entre outras supostas vantagens.

Contudo, mesmo o novo projeto da TBD tendo sido anunciado na tarde de sexta-feira no festival Consensus, em Austin, ele ainda está em desenvolvimento de código aberto e não tem uma data oficial de lançamento.

Inclusão na Web3 é proposta de parceria de LeBron James e Crypto.com

Por fim, a TBD explicou que semelhante a outras tentativas de criar uma camada descentralizada no topo da web, a Web 5 também terá como objetivo fornecer aos usuários uma “identidade descentralizada”, permitindo que eles passem de aplicativo para aplicativo sem precisar fazer login explicitamente. Dados do usuário, em vez de ficarem armazenados com produtos e serviços de terceiros, serão controlados pelos usuários e somente serão expostos com sua permissão.

Exportação de aço brasileiro para EUA sem taxa tem avanço

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada