Investidores fogem dos fundos de investimento no semestre. Os fundos de investimento no Brasil fecharam o primeiro semestre com captação líquida de 8 bilhões de reais, em desempenho ajudado pelo segmento de renda fixa. O que significa valor bem abaixo dos 272,5 bilhões de um ano antes, segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
Piores Fundos de Previdência do país ainda tem R$ 450 bilhões de investidores
E assim, em nota o vice-presidente da Anbima, Pedro Rudge, explicou: “vemos um movimento de migração dos fundos de renda fixa para outros produtos de mesma categoria, principalmente aqueles que oferecem isenção de imposto de renda, como LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) e LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio).
Itaúsa vende mais de 1% da XP em busca de melhores resultados
O que mostra uma preocupação dos investidores em melhorar seus retornos em carteira. Nos multimercados, os resgates somaram 61,8 bilhões de reais, revertendo saldo positivo de 89,9 bilhões. Os fundos de ações, por sua vez, viram as saídas líquidas saltarem para 49,5 bilhões de reais, ante retiradas de 3,8 bilhões um ano antes. Mesmo os fundos de renda fixa, com captação líquida de 88,8 bilhões de reais, tiveram queda de 25%.
Os investidores estão mitigando risco, como também taxas.