Dólar dispara com diplomação de Lula. Além de escolha de lideranças. O dólar (USDBLR) avançou nesta segunda-feira e fechou acima da marca de 5,30 reais, acompanhando o tombo do Ibovespa (IBOV) após notícias colocarem Aloizio Mercadante como cotado a assumir o comando do BNDES ou da Petrobras (PETR4). A diplomação de Lula com discursos de Alexandre de Moraes e Lula consolidaram a distorção democrática no país e assustaram investidores sobre o futuro.
VEJA TAMBÉM: Ministério da Economia expõe mentiras de Lula sobre Brasil
No mercado à vista, o dólar subiu 1,26%, a 5,3121 reais, maior valorização diária desde segunda-feira passada (+1,35%) e patamar de encerramento mais alto desde 28 de novembro (5,3645).
A alta do dólar refletiu “movimento de busca por proteção interna com o mercado ainda torcendo o nariz com (Fernando) Haddad na Fazenda e por boatos do nome de Aloizio Mercadante para a presidência da Petrobras”, disse Jefferson Rugik, presidente-executivo da Correparti Corretora.
LEIA ESTA: Lula é diplomado sem apoio popular cercado de manifestações contrárias
A CNN informou no domingo que Aloizio Mercadante, um dos coordenadores da transição de governo e ex-ministro do governo Dilma Rousseff, estaria sendo cotado para assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo do eleito Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo disse que o economista estaria mais propenso a comandar a Petrobras. Mercadantes é protagonista de vários escândalos de corrupção do passado.
MAIS INFORMAÇÃO: Tudo que investidores devem estar atentos na semana
Questionado por repórteres nesta segunda-feira, Mercadante se recusou a responder se será indicado para comandar algum ministério ou estatal no próximo governo e disse desconhecer “qualquer iniciativa” por parte do governo eleito de alterar a Lei das Estatais, que impede a indicação de pessoas com vínculo recente a partidos políticos para cargos de diretoria e presidência desse tipo de organização.
Segundo participantes do mercado, a nomeação de Mercadante para ocupar o comando de alguma estatal sinalizaria uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com expansão do gasto público para impulsionar o crescimento, o que derrubava o Ibovespa em cerca de 3% nesta tarde.
SAIBA MAIS: Santander eleva projeção de inflação para o Brasil até 2024 e alerta sobre Lula
Os rumores sobre o comando de estatais vêm depois que Lula confirmou na semana passada que o próximo ministro da Economia do Brasil será o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, nome visto pelos mercados como inclinado a flexibilizações fiscais e com pouco conhecimento de economia, além de também ter envolvimento em escândalos de corrupção.