Dólar dispara com diplomação de Lula. Além de escolha de lideranças

Governo DOLAR DISPARA enfrenta retirada financeira do país
Patrocinado

Dólar dispara com diplomação de Lula. Além de escolha de lideranças. O dólar (USDBLR) avançou nesta segunda-feira e fechou acima da marca de 5,30 reais, acompanhando o tombo do Ibovespa (IBOV) após notícias colocarem Aloizio Mercadante como cotado a assumir o comando do BNDES ou da Petrobras (PETR4). A diplomação de Lula com discursos de Alexandre de Moraes e Lula consolidaram a distorção democrática no país e assustaram investidores sobre o futuro.

VEJA TAMBÉM: Ministério da Economia expõe mentiras de Lula sobre Brasil

No mercado à vista, o dólar subiu 1,26%, a 5,3121 reais, maior valorização diária desde segunda-feira passada (+1,35%) e patamar de encerramento mais alto desde 28 de novembro (5,3645).

A alta do dólar refletiu “movimento de busca por proteção interna com o mercado ainda torcendo o nariz com (Fernando) Haddad na Fazenda e por boatos do nome de Aloizio Mercadante para a presidência da Petrobras”, disse Jefferson Rugik, presidente-executivo da Correparti Corretora.

LEIA ESTA: Lula é diplomado sem apoio popular cercado de manifestações contrárias

A CNN informou no domingo que Aloizio Mercadante, um dos coordenadores da transição de governo e ex-ministro do governo Dilma Rousseff, estaria sendo cotado para assumir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo do eleito Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo disse que o economista estaria mais propenso a comandar a Petrobras. Mercadantes é protagonista de vários escândalos de corrupção do passado.

MAIS INFORMAÇÃO: Tudo que investidores devem estar atentos na semana

Questionado por repórteres nesta segunda-feira, Mercadante se recusou a responder se será indicado para comandar algum ministério ou estatal no próximo governo e disse desconhecer “qualquer iniciativa” por parte do governo eleito de alterar a Lei das Estatais, que impede a indicação de pessoas com vínculo recente a partidos políticos para cargos de diretoria e presidência desse tipo de organização.

Segundo participantes do mercado, a nomeação de Mercadante para ocupar o comando de alguma estatal sinalizaria uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com expansão do gasto público para impulsionar o crescimento, o que derrubava o Ibovespa em cerca de 3% nesta tarde.

SAIBA MAIS: Santander eleva projeção de inflação para o Brasil até 2024 e alerta sobre Lula

Os rumores sobre o comando de estatais vêm depois que Lula confirmou na semana passada que o próximo ministro da Economia do Brasil será o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, nome visto pelos mercados como inclinado a flexibilizações fiscais e com pouco conhecimento de economia, além de também ter envolvimento em escândalos de corrupção.