Política de Preços da Petrobras é contestada na justiça. “Alto risco para empresa”. Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a nova política de preços da Petrobras (PETR4) foi alvo de uma ação popular.
AINDA: Brasil campeão em impostos do mundo. Maior número de horas trabalhadas para pagar carga tributária
Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.
A ação teria sido protocolada protocolada na Justiça Federal de São Paulo, na 17ª Vara Federal Cível do estado. Segundo as informações da coluna, a ação contra a Petrobras foi protocolada pelos advogados Rafael Mortari e Adilson Bolico, com apoio do Instituto Ibero-Americano da Empresa
Segundo ambos os advogados, os lucros da Petrobras estariam em risco com a nova política de preços.
SAIIBA: Vale faz maior corte de dividendos do mundo e tira Brasil do topo de ranking global
A reivindicação é de que a política antiga – o PPI – seja restaurado enquanto uma nova política de preços ainda seja discutida em caráter judicial.
Mortari e Bolico destacam, na ação, que a dinâmica de desassociar o preço praticado nos combustíveis do dólar enquanto há uma fatia relevante do custo dolarizado pode prejudicar a empresa e gerar uma “artificialização” dos preços.
Ambos os advogados apontam que, com a diminuição do lucro, a União teria mais prejuízo e, consequentemente, menos folga para financiar políticas sociais.
LEIA: Ambev vai vender vinho no Brasil
Os advogados ainda classificaram o novo regramento, já divulgado pelo governo, como “um amontoado de palavras”, destacando a pouca clareza das diretrizes.
Nesse sentido, pedem que a estatal explique à Justiça detalhadamente como funcionará sua nova política de preços.
O novo sistema adotado pela Petrobras segue a linha adotada pela ex-presidente, Dilma Rousseff, que deixou a Petrobras endividada.
SAIBA: Brasil campeão em impostos do mundo. Maior número de horas trabalhadas para pagar carga tributária