Ibovespa tem maior contração do lucro por ação desde a pandemia em 2020. As ações do Ibovespa apresentaram maior contração do lucro por ação desde o segundo trimestre de 2020, aponta o Bank of America (NYSE:BAC). No 2T23, a retração anual foi de 40%, mesma diminuição reportada na última baixa histórica.
Este é o quinto trimestre seguido de contração do LPA do Ibovespa ex-commodities. As diferenças frente às estimativas podem levar a revisões baixistas, segundo o banco.
Em relatório divulgado aos clientes e ao mercado, o BofA considerou que, nesta temporada de balanços, seguros, tecnologia e shoppings estiveram entre os destaques positivos, enquanto frigoríficos e mineradoras do lado negativo. Setores como bancos, bens de capital e utilities tiveram resultados mistos.
No setor financeiro, os grandes bancos tiveram balanços distintos, com melhor desempenho apontado como o do Itaú (ITUB4). Em petróleo e gás, Petrobras (PETR4;PETR3) e Prio (PRIO3) foram impactadas pela taxação das exportações, que terminou em junho. Commodities, no geral, tiveram resultados fracos, incluindo Gerdau (GGBR4) e CSN Mineração (CMIN3).
O varejo, por sua vez, sofreu com desaceleração da inflação de alimentos, competição mais acirrada e ambiente macroeconômico ainda desafiador, tendo como exemplo a Magazine Luiza (MGLU3). Já as construtoras de média e alta renda reportaram resultados considerados positivos, com aceleração nos lançamentos, enquanto os shoppings apresentaram aumento nas vendas e expansão dos aluguéis.
MAIS: Preço da gasolina já supera R$6,00 em algumas localidades
Em telecomunicações, Telefônica Brasil (Vivo) (VIVT3) e Tim (TIMS3) registraram balanços sólidos, com fortes expansões de margens. Na ponta positiva, também está o setor de educação, com melhorias operacionais e alta nos tíquetes médios, assim como controle dos débitos.