Patrocinado

Agosto mostra nova alta da inflação no Brasil. A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou agosto com alta de 0,23%, ante uma elevação de 0,12% em julho, informou nesta terça-feira, 12, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

AINDA: Preço dos combustíveis da Petrobras tem defasagem de 14%

O país registra taxas acumuladas de 3,23% de janeiro a agosto e de 4,61% em 12 meses. A inflação anualizada registrada em julho foi de 3,99%. A expectativa do mercado financeiro é que a taxa mensal de setembro suba em relação a agosto. Com isso, a tendência é de uma inflação acumulada em 12 meses maior no próximo mês.

MAIS: AGU abre investigação contra jornalista que pede investigação sobre causas de tragédia no Sul e liga com “barragens do PT”

Entre para o Telegram do Investidores Brasil!
Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo.  Clique aqu
i. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui.

LEIA: Lula propõe voto secreto no STF após críticas da esquerda a Zanin

O IBGE mostrou que houve alta de 6 dos 9 grupos que integram o IPCA. O maior impacto positivo na inflação de agosto foi o grupo de Habitação, que subiu 1,11% e elevou o índice em 0,17 ponto percentual. O custo da energia elétrica residencial aumentou 4,59% no mês.

O grupo de Saúde e cuidados pessoais teve alta de 0,58%, com impacto de 0,08 ponto percentual. Acelerou em relação a julho puxado pelos itens de higiene pessoal, produtos para pele e perfumes. Os itens relacionados aos Transportes avançaram 0,34% em agosto. O grupo de Alimentação e bebidas registrou deflação de 0,85% no mês, o 3º resultado negativo seguido.

SAIBA: Alta nos custos e falta de clientes é o retrato das empresas em julho

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada