Anvisa interrompe teste da vacina chinesa após evento adverso grave

Anvisa interrompe teste da vacina chinesa após evento adverso grave
Patrocinado

Anvisa interrompe teste da vacina chinesa após evento adverso grave. A informação foi transmitida nesta segunda-feira, 09 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência interrompeu os estudos clínicos no país da vacina chinesa contra a Covid-19 CoronaVac após a ocorrência de um evento adverso grave com um dos voluntários.

Entretanto, de acordo com a agência reguladora, a interrupção é prevista pelas normativas da Anvisa e faz parte dos procedimentos de boas práticas clínicas esperadas para estudos clínicos conduzidos no Brasil.

Contudo, em nota a Anvisa informou que o evento ocorrido no dia 29/10 foi informado á agência. E ela decidiu interromper o estudo para avaliar os dados observados até o momento. “Para julgar sobre o risco/benefício da continuidade do estudo”.

No entanto, devido a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado”, disse a Anvisa. Acrescentou que os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes.

Para a Anvisa, a exemplo são considerados eventos adversos graves: óbito; evento adverso potencialmente fatal (aquele que, na opinião do notificante, coloca o indivíduo sob risco imediato de morte devido ao evento adverso ocorrido).

Além de incapacidade/invalidez persistente ou significativa; evento que exige internação hospitalar do paciente ou prolonga internação. Ou ainda anomalia congênita ou defeito de nascimento; qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico; evento clinicamente significante.

Contudo, a agência ainda aproveitou a nota para afirmar que “mantém o compromisso com o Estado brasileiro de atuar em prol dos interesses da saúde pública”.