Após eleições confiança da indústria tem pior resultado desde 2020

Indústria pode aumentar produtividade em até 40% com melhor uso
Patrocinado

Após eleições confiança da indústria tem pior resultado desde 2020. O Índice de Confiança da Indústria (ICI), calculado pelo FGV/Ibre caiu 3,6 pontos em novembro, para 92,1 pontos, em seu pior resultado desde julho de 2020. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 2,7 pontos.

SAIBA TAMBÉM: Inflação na Colômbia é a maior dos últimos 23 anos

Em novembro, houve queda da confiança em 14 dos 19 segmentos industriais monitorados pela Sondagem. O Índice Situação Atual (ISA) recuou 4,6 pontos, para 91,8 pontos. O Índice de Expectativas (IE) caiu 2,4 pontos para 92,6 pontos. Ambos atingem o menor nível desde julho de 2020, período crítico de lockdown da pandemia brasileira.

LEIA TAMBÉM: Bolsonaro é ovacionado em primeiro evento após recuperação de erisipela

De acordo com Stéfano Pacini, economista do FGV/Ibre, houve uma piora das expectativas para os próximos meses, “possivelmente relacionada a uma desaceleração global prevista e um cenário econômico brasileiro de incertezas para o início do próximo ano”.

VEJA AINDA: Deputado Federal usa suas redes sociais para incentivar ataques a eleitores contrários

Entre os quesitos que integram o ISA, o indicador que mede a percepção sobre a demanda no momento foi o que mais influenciou negativamente o resultado no mês ao cair 6,6 pontos, para 91,5 pontos, pior resultado dede julho de 2020 (91,0 pontos).

LEIA ESTA: Militares apontam risco de convulsão social no Brasil. Cobram ação

A percepção dos empresários em relação à situação atual dos negócios também piorou ao recuar 4,9 pontos para 89,7 pontos, menor nível desde fevereiro (86,9 pontos). Em menor magnitude, o nível de estoques piorou 1,6 ponto, para 104,8, pior resultado desde julho de 2020 (109,8 pontos). Quando este indicador está acima de 100 pontos, sinaliza que a indústria está operando com estoques excessivos (ou acima do desejável).