Patrocinado

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está prestes a retirar o Twitter/X do ar, informou a colunista Andreza Matais, neste domingo, 7, em reportagem no portal UOL.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, acionou as principais operadoras de telefonia e as deixou de prontidão. Agora, a companhia aguarda a ordem judicial que deve vir do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A agência deve cumpri-la assim que recebê-la.

A informação surge em um momento de tensão entre o dono do Twitter/X, Elon Musk, e Alexandre de Moraes. Desde a manhã do sábado 6, o bilionário sul-africano denuncia as tentativas de censura impostas pelo ministro a perfis brasileiros na plataforma.

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo pelo telegram Clique aqui. Se preferir siga-nos no Google News: Clique aqui. Acompanhe-nos pelo Canal do Whastapp. Clique aqui

VEJA: Redução imediata de impostos pode salvar empregos no Brasil

Interlocutores do ministro do Supremo Alexandre de Moraes procuraram na manhã deste domingo (7) a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) pedindo informações sobre quais os procedimentos para tirar do ar o X (antigo Twitter). O contato foi feito via Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido pelo ministro.

VEJA: TSE ignora Marco Civil da Internet para responsabilizar big techs e impõe censura

A colunista do Uol divulgou que, diante disso, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, já acionou as principais operadoras de telefonia para que fiquem de prontidão e cumpram uma eventual ordem judicial nesse sentido imediatamente.

Entretanto, legalmente Moraes não pode fazer uma determinação como esta, diante desta situação, visto que a denuncia sobre ele próprio não pode ser calada por ele mesmo, isto apenas comprovaria ainda mais o que está sendo exposto pela rede X e foi aceito e cumprido ilegalmente pelas demais redes sociais.