As mudanças imediatas de Lula para desarmar a população. De acordo com a advogada Larissa C Dantas, as principais mudanças do decreto assinado por Lula sãos as seguintes:
O CAC não pode mais transportar uma arma curta, municiada, alimentada e carregada no seu trajeto para um estande de tiro, competição, exposição do seu acervo ou até mesmo abate da fauna, devidamente legalizado. Isso não é mais permitido.
SAIBA AINDA: Mais mentiras de Lula. Caneta da posse não existia em 1989
Quem possui uma arma não precisa se desfazer dela, exceto se você estiver respondendo a um processo ou estiver sendo investigado por um crime doloso. Nesse caso, você tem que transferir a sua arma para uma outra pessoa ou caso você não tem essa outra pessoa, você entrega para a Polícia federal ou ao comando do exército. Eles te farão uma indenização por essa arma.
LEIA ESTA: Dólar deve chegar a R$6 com Lula afirma BTG
Caso a pessoa estiver respondendo um processo que versa sobre violência doméstica ou violência contra a mulher, as armas serão apreendidas de imediato.
ENTENDA: Com medo da população Lula assina decreto contra política de armas de Bolsonaro
Estão suspensas as compras para munições de arma de fogo de uso restrito, assim como também ficam suspensas as novas concessões de licenças para clubes de tiro.
VOCÊ SABIA? Privatizações iniciadas por Bolsonaro são revogadas por Lula
Desta forma, enquanto não houver uma nova regulamentação acerca do tema, a renovação para o registro de arma de fogo de uso restrito ficará suspensa.
Já as armas de fogo de uso permitido e de uso restrito, que foram adquiridas após dia 7/05/2019 deverão ser cadastradas no SINARM, independentemente de já terem sido cadastradas em outros sistemas. Contudo, isso deverá ser feito em até 60 dias.
MAIS INFORMAÇÃO: Brasil tem superávit comercial histórico de R$ 62,3 bilhões mesmo com pandemia
Por fim, “nós temos a situação que fala sobre a possibilidade do cidadão adquirir apenas 3 armas de fogo de uso permitido, e vale mencionar também sobre o grupo de trabalho que foi criado, constituído para falar sobre as novas tratativas sobre as novas políticas que versam sobre o nosso estatuto do desarmamento. O cenário ainda bastante instável, bastante nebuloso”, afirmou a advogada.
Vale lembrar que o governo Lula não demonstrou nenhum projeto ou decreto sobre segurança pública, controle de armas regulares e desarmamento dos bandidos até o momento.
LEIA AINDA: PT pinta Bolsa de vermelho no primeiro dia de governo. Petrobras e BB afundam