Patrocinado
Início Direitos Bancos devem ter CSLL elevada até 2023

Bancos devem ter CSLL elevada até 2023

Bancos devem ter CSLL elevada até 2023. Além de uma possível prorrogação da sobretaxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) até 2023, o governo avalia manter em patamar elevado a alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) cobrada de instituições financeiras.

Ações que mais se valorizaram no ano e recorde de IPOs

Contudo, ao aprovar o Orçamento do ano que vem, porém, o Legislativo não incluiu previsão para a desoneração, que tem custo estimado pelo governo em 8 bilhões de reais por ano.

Importação de gás da Petrobras deve ser maior em 2022

Entretanto, a medida foi colocada à mesa de negociação no governo, de acordo com duas fontes do Ministério da Economia, como alternativa para compensar a desoneração da folha salarial de empresas. E assim, o projeto que prorrogou o benefício a 17 setores até 2023 teve o aval do Congresso e depende de sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Juros sobre capital próprio do Santander a distribuir superior a R$ 240 milhões

Isto porque, o governo anunciou em março de 2021 uma elevação na alíquota da CSLL de instituições financeiras, de 20% para 25% até 31 de dezembro. A medida foi adotada como parte da compensação pela perda de receita após redução de alíquotas do PIS/Cofins sobre óleo diesel e gás de cozinha.

Em conclusão, a Reuters questionou o Ministério da Economia sobre o plano, mas não recebeu resposta de imediato. O assunto provavelmente irá gerar instabilidade nas ações dos Bancos durante 2022.

Receba conteúdo exclusivo sobre os temas de seu interesse! Confirme em sua caixa de e-mail sua inscrição para não perder nada

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile